Olá Rogério Pfaffmann Diniz de São Joaquim da Barra - SP!

A resposta à sua pergunta encontramos no texto do evangelho no episódio do pagamento do tributo a César em Lc, 20,24-26, onde Jesus entra em controvérsia com os escribas e sumos sacerdotes e estes para pegá-lo em algo errado enviam pessoas para interrogá-lo e estes o indagaram:

“22 Mestre é licito a nós pagar o tributo a César ou não? Ele, porém, penetrando-lhes a astúcia, disse. Mostrai um denário. De quem traz a imagem e a inscricão? Responderam: De César. Ele disse então: “Devolvei, pois, o que e de César a César, e o que é de Deus a Deus”. (Lucas 20,24-26) Bíblia de Jerusalém

Encontramos inscrições do nome dos imperadores romanos em vários períodos de seus governos. Indicamos um exemplo:

Na época do Imperador Tibério:

Moeda Romana: Denário

Nome do imperador escrito em latim na moeda, com os dizeres de filho de Deus (Augustus): Ti[berivs] Cæsar Divi Avg[vsti] F[ilivs] Avgvstvs” (César Augusto Tiberio, filho do Divino Augusto)

A moeda o denário romano:

Denário (denarius, em latim, plural denarii) – pequena moeda de prata em circulação no Império Romano e suas Províncias. Está moeda era utilizada nas transações comerciais na época de Jesus. O denário correspondia ao salário diário de um trabalhador, cujo valor permitia a aquisição de oito quilos de pão. Nos evangelhos encontramos muitas referências ao denário.

Esta moeda entrou em circulação nos anos de de 211 a.C. e permaneceu até o século III d.C.

O nome denário:

Este nome denário se tornou mais tarde referência para moeda de muitos países para designar suas moedas nacionais, como o denier francês, o dinar árabe, o denaro em italiano, o dinero em espanhol e dinheiro, em português.

Encontramos referência bíblicas para a moeda romana denário em:

Mateus 18,28;

Mateus 20,2. 9. 10 e 13;

Marcos 6,37

João 6,7

Marcos 14,5

João 12, 5

Lucas 7,41

Lucas 10,35

 

Imagem da moeda  Denário Romano