O capítulo 4 do Apocalipse fala da entrega, por parte de Deus, do destino do mundo ao Cordeiro. Deus, dito literalmente "alguém", está sentado no trono, rodeado por outros 24 tronos nos quais estão sentados 24 anciãos vestidos de branco, com coroas de ouro na cabeça. Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões...

É evidente que estamos diante de imagens simbólicas. Na descrição desse contexto ainda não se falou de Cristo. Cristo é o cordeiro, que aparece somente no capítulo 5. É o único capaz de abrir o ler o "livro".

 

Jaspe - Apocalipse 4,3Jaspe e Cornalina (sardônio).

Aquele que estava sentado no trono, Deus, "tinha o aspecto de uma pedra de jaspe e cornalina, e um arco-íris envolvia o trono com reflexos de esmeralda" (Apocalipse 4,3 - tradução da Bíblia de Jerusalém).

O jaspe, imagem ao lado, é um mineral usado também como gema. É uma variação do quartzo, normalmente de cor vermelha, como a imagem ao lado.

A cornalina é uma pedra semi preciosa, de cor marrão-vermelha.

Essas duas pedras são usadas para descrever a Deus, sentado no trono. Como há vários símbolos na descrição do quadro que fala do Cordeiro, capaz de abrir o livro, também esses dois elementos são simbólicos. Junto com essas pedras podemos incluir o "arco-íris, com reflexos de esmeralda". Podemos, então falar das cores, do vermelho (as duas pedras) e do verde (esmeralda), de uma presença que emana luz e cores ao mesmo tempo. Essas cores representam os raios de vida, as cores da vida: a potência do vermelho (sangue, fogo) e a delicadeza do verde (vegetação).

Esse uso das cores mostra que aquele que está sentado no trono é o "vivente".