Olá Silvana Godoi de Brasília - DF!

Buscamos as respostas as perguntas enviadas sempre na Bíblia. Para sua pergunta: “o que falava João na cerimônia do Batismo quais eram palavras”, o texto do Novo Testamento nada diz. Encontramos sim, o que o evangelista Marcos, Mateus, falam da personagem João Batista, seu ministério no deserto da Judéia, e do grupo que estava se formando em seu redor, como movimento de contestação a presença dos romanos na Palestina.

Quem foi João Batista?

João Batista vivia no deserto, como profeta que denunciava a presença dos romanos na Palestina, o deserto era um lugar seguro, só podiam sobreviver, os que conheciam o deserto, isto é, onde poderiam encontrar água. Ninguém se aventurava entrar pelo deserto em perseguição a alguém sem conhecer os segredos do deserto. Os soldados romanos não eram preparados para isto.

Para pertencer ao movimento profético de João Batista a pessoa deveria mudar de mentalidade, se converter. Passava pelo batismo de iniciação na imersão n’água. Está era a exigência.

Porque para pertencer ao movimento de João Batista eram batizados?

O Batismo por imersão era largamente usado nas religiões da antiguidade, era um rito. Assim no judaísmo até para entrar no Templo era necessário se purificar através de um banho de água. Para se alimentar as mãos deveriam ser lavadas etc.

A comunidade dos essênios, localizada não muito longe do Rio Jordão em Qunran, tinham estes rituais.

O Batismo de João se caracterizava por:

1 - Pertencer ao grupo de João e passar pela conversão e mudança de vida. O batismo por imersão confirmava esta pertença.

2 – Ser um ritual de iniciação, a partir deste momento a pessoa pertencia ao grupo e deveria conhecer e viver o que João anunciava.

3 – Ser de cunho escatológico, a pessoa começava a pertencer ao grupo dos que acreditavam na vinda do messias para libertar Israel, do jugo estrangeiro.

Jesus foi batizado por João.

Embora Jesus tenha aceito o batismo de João, não precisava deste batismo Ele era o Messias que estava chegando. Mas aprovou o movimento de João e completou, criou seu movimento o Movimento de Jesus. Muitos discípulos que seguiam a João foram indicados por ele par seguir o grupo de Jesus. João mesmo aponta Jesus “eis o cordeiro de Deus”. Foi o caso de Pedro, seu irmão André e João.

O texto bíblico nos ajudam a entender esta realidade de João Batista. O texto dos evangelistas, não se preocuparam com a forma, as palavras que eram ditas na ocasião do Batizado. Encontramos os personagens, João Batista, a pessoa que era batizada para pertencer ao seu grupo, a fonte de água, ou o Rio Jordão, a imersão nesta água para purificar, entretanto não aparece as palavras que João proferia.

Pode ser que o evangelista quisesse enfatizar as palavras que Jesus pede para que sejam proferidas no momento do Batismo:

“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei . E eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos!” (Mateus 28,19-20) Bíblia de Jerusalém.