Olá Paulo de Porto Alegre.

A pergunta está mais para uma curiosidade Bíblica, do que para uma verdadeira compreensão da mensagem que encerra está cura de Jesus em Jerusalém no milagre da cura do cego de nascença.

Mas por consideração de seu esforço em ler a palavra de Deus, deixo meu conhecimento.

Fato Bíblico em João 9,1-7: (coloco o texto reduzido, podes conferir no evangelho de João)

8, 59 “Então apanharam pedras para atirar nele; Jesus, por, em ocultou-se e saiu do Templo.”(João 8,59) Bíblia de Jerusalém.

9, 1 “Ao passar, viu ele um homem, cego de nascença...”7 vai lavar-se na piscina de Siloé – que quer dizer enviado. O cego foi, lavou-se e voltou vendo”... (João 9,1-7) Bíblia de Jerusalém.

Siloé quer dizer enviado. É uma piscina situada no vale do Tiropeon ao sul do Templo, que recebe água da fonte Guion, através de um canal subterrâneo mandado construir pelo Rei Ezequias (2 Reis 20,20)

A tradução deste nome Siloé, no uso popular, quer dizer água enviada. O evangelista João quer apresentar a piscina como símbolo de Jesus: aquele que é enviado do Pai. A água de Siloé é a água de Cristo, isto é sua revelação; e lavar-se em Silo significa crer no filho do homem, e talvez também ser batizado. Termina o milagre dizendo e o cego voltou vendo, assim a cura é consequência direta do banhar-se na piscina de Siloé. Lembrando Naamã o Sírio foi curado da lepra lavando-se no rio Jordão.

Qual a distância entre Jesus e o cego e a piscina de Siloé.

Diz o texto que Jesus estava na entrada do Templo (a porta formosa). Partindo daí até a piscina de Siloé que está ao sul do Templo no vale do Tiropeon em caminho descendente, teríamos não mais de 800 metros. Poderás conferir em qualquer Bíblia que traz o mapa do Templo de Jerusalém e arredores. Um ponto seria a entrada do Templo e olhando um pouco mais ao Sul a piscina de Siloé.

Minha experiência própria:

Percorri este trajeto do Templo de Jerusalém até a piscina de Siloé, muitas vezes acompanhando grupos de peregrinos e brasileiros em visita a Jerusalém. Inclusive nas aulas de topografia de Jerusalém uma das aulas práticas era percorrer o trajeto do túnel de Ezequias (é possível percorrê-lo com um guia e autorização da Prefeitura de Jerusalém) entre a fonte de água de Guion por um túnel subterrâneo de 533 metros até piscina de Siloé, construído em 702 a.C. prevendo a invasão Síria. Sabemos que este túnel foi construído por Ezequias para em uma emergência de guerra, Jerusalém estando sitiada não ficasse sem água. O canal de Ezequias, como é conhecido, levava agua até o interior dos muros da cidade de Jerusalém. Permanecendo a fonte escondida ao inimigo.

 

Imagem da cidade de Jerusalém, com o Templo e a piscina de Siloé

 

Imagem do Túnel de Ezequias que leva a água da fonte de Guion até a piscina de Siloé.