Olá Andréia de Porto Alegre - RS!

O que o Apocalipse nos fala dos Nicolaítas?

Encontramos a referência ao grupo dos Nicolaítas na descrição das Igrejas de Éfeso (2,6 e da Igreja de Pérgamo 2,15, vamos conferir o texto:

Os Nicolaítas são citados em Apocalipse 2,6. O texto diz:

“6Tens de bom, contudo, o detestares a conduta dos Nicolaítas, que também eu detesto.” (Apocalipse 2,6) Bíblia de Jerusalém)

Aparece ainda, mais adiante, no versículo 15 do mesmo capítulo:

“15Do mesmo modo tens, também tu, pessoas que seguem a doutrina dos Nicolaítas.” (Apocalipse 2,15) Bíblia de Jerusalém.

O contexto no qual essa passagem aparece é aquele da comunidade de Éfeso e de Pérgamo, duas das 7 igrejas às quais são descritas no livro do Apocalipse.

Portanto, trata-se de uma doutrina/heresia presente em Éfeso e Pérgamo, por volta do ano 90 depois de Cristo. Contudo, hoje não conhecemos mais as características de tal heresia e podemos falar apenas baseados em poucos dados concretos.

Autores dizem que quem fundou tal heresia foi o diácono Nicolau (um dos 7 escolhidos em Atos dos Apóstolos 6. Daí surge o nome Nicolaítas.

O que praticavam os Nicolaítas que fala o apocalipse?

Quanto à sua prática, a partir do Apocalipse não conseguimos detectar claramente quais eram as ações específicas. A maioria dos estudiosos fala em tentativa de introduzir nas práxis cristãs elementos do paganismo. Quais eram esses elementos, porém, não sabemos. Alguns ligam o movimento às práticas sexuais errôneas, mas creio que isso acontece por influência da história da Idade Média. De fato, naquele período, os religiosos que não observavam o celibato eram chamados de "Nicolaítas". Contudo, a Idade Média e o início do cristianismo são duas realidades distantes uma da outra.

A Bíblia de Jerusalém comentando Apocalipse 2,15 afirma:

“É uma doutrina semelhante aos erros já combatidos por São Paulo nas cartas do cativeiro (sobretudo em Colossenses) e que preanuncia as especulações gnósticas do século II. Os Nicolaítas toleravam certas práticas dos cultos pagãos, como a participação dos banquete sagrado e nestes rituais pagãos.” (Conforme Bíblia de Jerusalém, Novo Testamento, edição 1976, pág. 668-669).Quem são os Nicolaítas que Jesus fala Apocalipse 2,6?