Olá Sidney de Francisco Beltrão - PR!

A vida do Rei Davi conhecemos suficientemente. Desde sua escolha por Deus, de sua fidelidade em Reinar em Israel até nos momentos que se afastou de Deus e pecou. Devido a seus pecados teve um pagamento muito salgado.

A pergunta é pelo pecado de Davi em numerar o povo de Israel. A primeira vista não existe pecado nenhum, Deus mesmo pede que seja feito um recenciamento. Depois aparece a figura de Satã e tenta o Rei Davi. Neste momento é que começa o descaminho de Davi.

O fato do recenciamento é considerado o seu segundo pecado (2 Samuel 24 e 1 Crônicas 21) foi muito mais sério com consequências graves, no livro de Crônicas este pecado do Rei Davi é evidenciado

A resposta à primeira vista da pergunta é desconcertante tomando como referência dois capítulos (2 Samuel 24 e 1 Crônicas 21). Os primeiros versículos de Samuel 24 aparenta uma discrepância:

“A ira do Senhor se acendeu contra Israel incitou a Davi contra ele, dizendo: “Vai”, disse ele, “e faze o recenseamento de Israel e a Judá” (2 Samuel 24,1) Bíblia de Jerusalém.

Nos perguntamos, se Davi estava obedecendo a uma ordem do Senhor, como poderia estar pecando?

O livro 1 Crônicas 21,1 diz:

“Satã levantou-se contra Israel e induziu Davi a fazer o recenseamento de Israel.” (1 Crônicas 21,1) Bíblia de Jerusalém.

Olhando os dois textos descobrimos que “A ira do Senhor tornou-se a acender contra Israel, “e com a Sua permissão” Satã se levantou contra Israel e induziu Davi a fazer o recenseamento de Israel” (que incluía Judá naquele tempo).

Interpretando o texto:

O motivo da ira, do Senhor, no quando aconteceu não nos é dito, mas é certo que o povo de Israel estava em falta e precisava de um corretivo.

O Senhor usou Satanás para punir o rei tentando-o . Satã tinha conhecimento que não podia tocar em Israel sem ter a permissão divina Ele usou sua perpicacia usando o rei Davi para subverter o povo. Então Satã instigou Davi, não sabemos como, para numerar o povo.

Satã atacou dois pontos fracos do Rei Davi: auto satisfação e falta de confiança em Deus.

Satã sabia que o recenseamento do povo não era pecaminoso, desde que fosse de acordo com a vontade de Deus. Este recenseamento mandado fazer por Davi evidenciava que o Rei Davi queria conhecer o efetivo do seu exército, saber qual era o poder de combate, esquecendo-se que as vitórias foram obtidas unicamente mediante a graça e o poder de Deus. Javé estava sendo esquecido. Este foi o pecado.

O Senhor não Se agradou quando Davi mandou contar o povo, porque Davi não estava se gloriando no Senhor, mas em sua força. O que o motivou foi então o pecado de descrença.

Davi estava confiando em números ao invés de confiar em Deus.