Olá João Gabriel de Criciuma - SC!

Respondo a pergunta considerando Antipas, como o filho do Rei Herodes, o grande, que tornou-se tetrarca da Galiléia e Ituréia após a sua morte.

Alguns dados biográficos de Herodes Antipas.

Herodes Antipas, era filho de Herodes, o Grande, Rei de toda a Palestina na época de Jesus. Sua mãe era Maltace, uma samaritana e foi uma das 10 esposas que teve Herodes o Grande.

Foi criado em Roma junto com seu irmão Arquelau. Na divisão do reino recebeu a tetrarquia da Galiléia e da Peréia, com sede em Tiberíades as margens do Mar da Galileia. O nome “Tetrarca”, significa ‘governante de uma quarta parte’ duma província, era o termo aplicado ao governante dum distrito menor ou a um príncipe territorial.

Herodes Antipas casou-se com a filha de Aretas, rei da Arábia, cuja capital era Petra, na região da Trans-jordânia. Depois apaixonou-se por Herodias, esposa de Filipe. Levou-a consigo para a Galiléia e casou-se com ela, divorciando-se da filha de Aretas e mandando-a de volta aos seus país. Esta ação resultou em guerra. Aretas invadiu o domínio de Antipas e infligiu-lhe enormes perdas.

Antipas construiu a cidade de Tiberíades em homenagem a Tibério Imperador Romano, junto ao Lago da Galiléia. Uma outra cidade, Júlia, deu o nome da esposa de Augusto, Júlia. Construiu também fortes, palácios e teatros. Suas construções foram em escala menor que seu pai Herodes, o grande.

Num de seus festins na região da Peréia, na fortaleza de Maqueronte, executa João, o Batizador.

Diverte-se às Custas de Jesus. No último dia da vida terrestre de Jesus, quando foi levado perante Pôncio Pilatos e este soube que Jesus era galileu, Pilatos o mandou a Herodes Antipas, o governante distrital (tetrarca) da Galiléia (que se encontrava então em Jerusalém na festa da páscoa), pois Pilatos já tivera dificuldades com os galileus. (Lucas 13,1; 23,1-7)

O caminho da morte de Herodes Antipas:

Foi exilado para Gália (cidade de Lião, na França); ele, por fim, morreu na Espanha. Nada sabemos da forma de sua morte.