Olá Silva de São Paulo - SP!

Tem acontecimentos bíblicos que se tornam impossíveis de determinar o lugar exato. Outros são mais fáceis. Por exemplo determinar o lugar do Mar da Galiléia, e se ele existe, não temos nenhuma dificuldade em provar. A cidade de Jerusalém, ninguém coloca dúvidas, a sua existência e localização. E assim poderíamos seguir com uma lista longa de fatos e lugares, que não causa problema na sua identificação.

Por outro lado sabemos que na Região da Palestina existem muitos desertos e muitas vezes as vilas eram formadas por tendas, que uma vez que saiam do lugar o deserto se encarregava de esconder vestígios de localização.

As suas duas perguntas temos dificuldade em responder, pois quanto a mulher de Ló, pela Bíblia sabemos da sua história mas o lugar exato e a estátua de sal já e tarefa difícil para responder.

Devido a esta curiosidade, hoje os guias de peregrinos na Terra Santa, em Israel, mostram a localização da cidade de Sodoma e Gomorra na parte final do Mara Morto e indicam para uma elevação de sal "Gebel Usdum" como a estátua da mulher de Ló. Nada mais.

Esta região apenas é confirmada pela grande quantidade de sal acumulado no final do Mar Morto.

Outra pergunta sua sobre a localização da Arca de Noé, o que sabemos é que ela deixou de flutuar no monte Ararat. É isto que a Bíblia no diz. Pesquisadores e arqueólogos, já levantaram inúmeras hipótese sobre a Arca e sua localização. Mas são apenas suposições para sua localização.

Consulta: 

ZEV VILNAY, Guia de Israel, 4 edição de La Semana Publishing Co, Jerusalém, 1980, pág.307-308.