Pergunta de Adalto, Araçatuba - SP!

Na primeira parte da pergunta já está a resposta. Aquele que está sentado no trono, segundo a visão de João é o nosso Deus.

A segunda parte da pergunta a compreensão vai por este caminho. Imaginamos que deverias descrever Deus, por palavras e texto escrito. Que palavras, termos ou vocabulário, você usaria para expressar uma realidade divina Sabemos muito bem que sentimos Deus presente na nossa vida, mas não vemos Deus com nossos olhos. Por este motivo, é difícil descrever Deus.

O evangelista João estava com a mesma dificuldade. Mas descreveu, como seria o céu, como se apresentaria Deus, o seu filho Jesus e o Espirito Santo. Depois João descreve as pessoas que estavam perto do trono, representando as 12 tribos de Israel e os outros 12 anciões que seriam os 12 apóstolos.

Porque ele fala de trono, pedras preciosas: Jaspe e cornalina (sardônica), cristais, mar vítreo, arco Iris etc.

João na descrição utiliza aquilo que é mais nobre na natureza para descrever como seria o céu, onde estaria Deus, e imagina Deus sentado em um trono, com coroa etc. Na verdade Deus não precisa nada disto, mas a dúvida é como vamos imaginar a figura divina.

Nas palavras encontradas pelo autor João consegue fazer entender que Deus é um ser muito poderoso, com o supremo poder, suprema beleza e grandeza.

Deus é mais luminoso que a luz, sua imagem á mais limpa e transparente que o cristal, mais preciso que todas as pedras precisas e suas cores.

Assim falar em pedra preciosa, seja jaspe, turmalina, de cor azul, branca, ou marrom, não quer expressar a cor de Deus, mas nos ajuda a entender o que é Deus. Temos em sua presença alegria, e respeito. Ele nos deixa sem palavras e perguntas. Permanecemos simplesmente olhando.

Consulta:

DURANTI, AURELIA, El Apocalipsis: Um libro de Esperanza. Comunidad de Guichon, Diocese de Salto, Uruguai, 1987.

Bíblia de Jerusalém - Novo Testamento, edição 1973