Os israelianos tentarão tomar o controle do tempo e das intempérias na terra da Bíblia. Uma equipe de pesquiza da Universidade de Ben Gourion no Neguev, composta também de estadunidenses e belgas espera transformar esse mito em realidade.

A técnica, de modo simplificado, consiste em instralar uma superfície de diversos quilômetros quadrados preta, em modo tal que possa absorver a energia solar. Essa energia seria em seguida reenviada à atmosfera para que a sua temperatura aumente. O ar quente provocaria uma condensação de água suficiente para formar nuvens e produzir chuva de acordo com a necessidade.

Criar uma superfície preta de 9 quilômetros quadrados deve bastar para fazer chover em uma ára que vai de 40 a 100 quilômetros quadrados.

As estimativas dizem que uma região com 150 milímetros de chuva anuais poderia invés, com esse método, receber 700 milímetros. Os estudiosos da universidade de BenGourion dizem que a agricultura nesses locais aumentaria de 40%.

Quanto ao dinheiro necessário para o progeto, pensa-se que sejam necessários 240 milhões de reais, o mesmo preço de uma usina usada para tirar o sal da água do mar e transformá-la em potável. O custo de operação, invés, seria baixo, pois todo o sistema funcionaria à energia solar, que tem um baixo custo.

Em breve serão realizados testes no deserto do Neguev, simulando o grande projeto.