Pergunta de Maria Aparecida de Dona Inês - PB!

Encontramos o termos “mansão dos mortos” em passagens bíblicas, na oração do Creio e na oração eucarística IV: Vejamos como este termo aparece.

1 - Na oração do Creio em Deus pai:

“Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; Ressuscitou ao terceiro dia.

2 - Na Oração eucarística IV (celebração da missa):

“Celebrando agora, Senhor,

o memorial da nossa redenção,

recordamos a morte de Cristo

e a sua descida à mansão dos mortos...”

Os textos acima citados falam que Jesus depois de sua morte desce a mansão dos mortos. Acreditamos nós que Jesus não veio salvar apenas os vivos, mas também os mortos, é da vontade de seu Pai, proclamar a boa nova ali também. O tempo urge, completou-se, o reino de Deus está para chegar. Vocês também estão resgatados. Mostra Jesus que é um Deus misericordioso com todos aqueles que o amam. Neste seu gesto quer dizer para todo o vivente que a morte perdeu seu poder. Não pode segurar preso ninguém. Jesus Cristo é o salvador para todos os que nele crerem. Assim todos passam a pertencer a comunidade dos vivos, que ele fundou.

Concluindo:

Entendemos a mansão dos mortos como o mundo inferior, lugar onde impera a morte.

Os fatos bíblicos que nos transmitem a palavra de Deus, são expressos por linguagem humana de seus escritores. Estes narradores que experimentaram a Deus, utilizam imagens da época para a representação da imagem no texto.

Como seria este mundo na época em que foi escrito os livros bíblicos?

A imagem transmitida aos leitores era que a terra fosse um disco. Sobre a terra exiast a abóboda celeste, dominada por Deus. Em baixo deste disco, existe o mundo subterrâneo (chamado sheol). Neste lugar reina a morte sobre os defuntos. Por este motivo que encontramos a passagem que Jesus desceu a mansão dos mortos. Isto é desceu depois de sua morte a mansão dos mortos para resgatar a todos os que creram nele e seu reino e foram contemplados com a salvação.