Olá Urbano Eduardo de Camargo de Paulinia - SP

A sua pergunta encontramos a resposta no texto do próprio evangelho que foi escrito por Mateus, o evangelho de Mateus, o primeiro que encontram os no Novo Testamento.

A profissão de Mateus segundo o evangelho.

O significado Mateus em hebraico quer dizer: “o fiel” vindo de “emet” (fidelidade). Aparece no evangelho na narrativa de Mt 9,9 que cita sua profissão:

“Indo adiante, viu Jesus um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me” Este, levantando-se o seguiu.” (Mateus 9,9) Bíblia de Jerusalém.

Mateus era publicano morador em Cafarnaum, na Galiléia, este território na época pertencia a Herodes Antipas um dos filhos do Rei Herodes, portanto Mateus não era funcionário Romano mas estava a serviço do Império Romano, ou segundo alguns teria arrendado a alfândega. Assim Mateus era um trabalhador da alfândega (como cobrador de impostos) sabia muito bem escrever, conhecia além do aramaico (possivelmente a primeira redação do evangelho de Mateus foi escrito em aramaico) e conhecia o grego e a língua dos conquistadores romanos o latim (língua usada nas comunicações oficiais).