Lucas 12,35-48 fala da necessidade de estar prontos para a vinda do mestre. É nesse contexto que você precisa entender essa passagem, que fala do servo vigilante, pronto a abrir a porta quando o Senhor bater.

Em relação à sua pergunta, para entender quem é o "servo" é importante notar a pergunta de Pedro, no versículo 41:

Senhor, é para nós que estás contando essa parábola ou para todos?

Jesus não dá uma resposta direta, mas fala de "administrator": "Qual é o administrador fiel e prudente que o Senhor constituirá..." Isso leva a entender que a mensagem de Jesus é dirigida ao servo que tem autoridade sobre os demais. Pedro, quando diz "nós" entende os apóstolos. 

A mensagem de Cristo é muito clara: a quem muito é dado, muito será cobrado. Há pessoas colocadas à frente de uma comunidade que não têm escrúpulos, vivem como falsos cristãos. Essas pessoas serão julgadas e "açoitadas muitas vezes", pois a elas foi dado conhecer a vontade do Senhor, mas não foram fiéis. Há invés outras pessoas que pouco conhecem sobre Cristo, mas com seus gestos são verdadeiros cristãos. Esses servos, mesmo se "fizerem coisas dignas de chicotadas, serão açoitados poucas vezes".

Lucas tem uma preocupação muito grande em mostrar para os chefes do povo, principalmente escribas e fariseus, quanto é importante que se comportem bem. Muitas vezes, em Lucas, ele vai à casa dessas pessoas e procura convertê-las. Nós lemos apenas as acusações. Na verdade, Jesus quer a conversão deles. É muito importante que os líderes sejam pessoas coerentes. E isso vale hoje para todos nós que exercemos alguma liderança em nossas comunidades. Essa passagem que você menciona seria excelente para provocar uma reflexão nos padres, religiosos e pastores.