Mateus 24,14:

Este Evangelho do Reino será proclamado no mundo inteiro, como testamento para todas as nações. E então virá o fim.

Imagino que a sua pergunta considere importante dois pontos: a expansão geográfica da mensagem de Cristo e o "fim".

O Evangelho, que significa "Boa Nova" está em todos os lugares do mundo, embora muitos não o sigam. Acredito que não exista nação aonde não se tenha falado de Jesus, da sua mensagem. Há muitos lugares em que as pessoas não são cristãs, mas mesmo assim conhecem a existência de Cristo, como nós, embora não sejamos budistas, conhecemos a existência de Buda.

Quando Mateus fala de "mundo inteiro" (oikoumenne - literalmente "mundo habitado") é provável que entenda o mundo greco-romano. No final de Atos dos Apóstolos (28,28), vemos a salvação chegar até Roma, com Paulo, prisioneiro. Para Lucas, esse evento foi a realização da vontade de Cristo.

Acredito que falta muito para alcançar a plenitude dessa missão. Basta pensarmos ao Brasil: quanto o Evangleho é conhecido e quanto pouco é praticado! Ele efetivamente chegou ao Brasil, aos países aonde se fala português?

 

Esse será o "fim"

Temos muito medo da morte e costumamos ler ela mesmo lá não existe. Por exemplo, na passagem que estamos vendo, "fim" significa uma meta, um ideal, um objetivo. O objetivo de Jesus é fazer com que a sua mensagem chegue até os confins da terra, a todos os lugares, a todos os corações. Quando isso acontecer, não acabará o mundo, mas se realizará o Reino de Deus.

Isso é uma meta quase utópica. A esperança na sua realização só pode ser alimentada pela nossa própria ação, sem grandes pretenções, mas limitadas ao nosso próprio mundo, à nossa própria realidade.