Lileth (ou mais comum Lilith) (em hebraico: לילית) não aparece na Bíblia. Está relacionada com uma figura divina adorada na Mesopotâmia, associada a tempestades e morte. Hoje em dia aparece em ambientes pouco conhecedores da Bíblia e junto a crenças não ortodoxas.

Há algumas pessoas, sem nenhuma razão, que retém que essa figura tenha sido a primeira esposa de Adão, antes de Eva. Não existe nenhuma referência bíblica.

Há uma tradição hebraica tardia que espalhou essa ideia. Essa tradição vem da obra chamada "Alfabeto de Ben-Sira", escrita só na Idade Média, vários séculos depois da Bíblia. Nessa obra, é dito que Lilith, criada com Adão, rebelou-se contra ele, por causa da sua situação de opressão. Por isso é tida como a primeira feminista.

 

De onde vem essa história

É provável que tal interpretação nasça do fato que na Bíblia encontramos duas histórias da criação, uma no primeiro e outra no segundo capítulo da Bíblia. Em Gênesis 1 se conta que Deus criou homem e mulher. No segundo capítulo, invés, Deus disse: "não é bom que o homem esteja só". E cria também Eva. 

Interpretações limitadas, incapazes de ler bem a Bíblia, dizem: "se Deus criou uma mulher em Gênesis 1 e depois criou Eva em Gênesis 2, significa que no início existiram duas mulheres". É lógico que tal interpretação não tem nenhum fundamento. Sabemos bem que os dois primeiros capítulos da Bíblia retratam duas tradições diferentes, duas histórias contadas por autores diferentes que mais tarde foram unidas em um único livro. As duas histórias, com suas próprias características, falam da criação da humanidade por Deus.

 

Concluindo

Se você quer se aproximar da Bíblia, evite essas históricas esotéricas, que não têm nenhuma relação com a palavra de Deus e visam somente confundir as pessoas.