Olá Mauro de Joinville - SC!

O lugar considerado das tentações de Jesus está localizado sobre o Monte chamado da Quarentena (quarenta dias de Jejum de Jesus) nas cercanias da atual Jericó (15 Km de Jericó conforme Aquistapace, em O Evangelho de Jesus, pág.10).

Seguindo a estrada romana da época de Jesus, segundo Lucio Flávio a distância de Jericó a Jerusalém (cidade santa) era de 28 Km.

Total aproximado entre Monte da Quarentena de Jesus (Monte das Tentações e Jerusalém são de 43 Km.

Atualmente devido o muro de separação (Israel e Palestina) a estrada é mais distante e longa). O ônibus de Jerusalém para Jericó, tem ponto de partida na estação de ônibus da porta de Damasco seguindo para Ramala e depois descendo para Jericó. A distância é mais longa.

Como se visita o Mosteiro da Quarentena (construído e pendurado nas rochas da montanha).

O Itinerário segue de ônibus de Jericó até o início da Montanha da Quarentena.

Depois por 3 Kilometros sobe-se a pé até as portas do Mosteiro. Onde um monge grego ortodoxo recepciona.

Neste mosteiro, encontra-se a caverna onde Jesus se abrigou durante os 40 dias de tentação e a pedra onde repousava sua cabeça.

Se pode chegar até o topo, da montanha, lugar da terceira tentação “levou o diabo a Jesus para um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo... (Mateus 4,8). Continua-se o caminho por um caminho muito íngreme até o topo da montanha. Está visita é cansativa exige resistência, muito água para beber se for nos meses de verão. Se envolve umas quatro horas de jornada a pé, contando a subida e descida.

 Consulta:

ACQUISTAPACE, PAOLO, e outros, O evangelho de Jesus, Co-edição Paulinas e Ist. S. Gaetano, Caxias do Sul, Milano, 1970, pág.10.