O "sinal de caim" foi colocado por Deus depois que ele matou a seu irmão, Abel, como é contado em Gênesis 4. Depois de ter sido descoberto por Deus, é "expulso do solo fértil". Além disso, foi condenado a ser "um fugitivo e errante sobre a terra". Depois dessa condenação por parte de Deus, Caim protesta junto a Ele: "o primeiro que me encontrar me matará!" E então Iahweh respondeu:

"Quem matar Caim será vingado sete vezes." E Iahweh colocou um sinal sobre Caim, a ifm de que não fosse morto por quem o encontrasse (Gênesis 4,15).

A razão do sinal é muito clara: apesar de ser maldito, a vida de Caim é preservada e defendida por Deus, através desse sinal.

Não sabemos como era e nem mesmo que sinal era esse colocado por Deus em Caim. Pode ser que a passagem de Gênesis menciona alguma prática antiga, ligada a tribos de nômades onde a vingança era uma marca e um regra de comportamento normal. A revelação divina começa a dar indicações que a vida tem um valor sublime e não deve ser tirada por ninguém, mesmo se uma pessoa matou o seu irmão. A marca é a própria vida, sobre a qual ninguém tem poder, pois é dom de Deus e só a ele pertence.

Toda suposição que se faça (tatuagem, pele escura ou outro sinal) será sempre uma hipótese que nunca será provada. O foco da passagem não é, em si, o sinal, mas a mensagem que sublinha que Deus não quer qualquer ninguém faça vingança contra Caim. O sinal de caim servia a este propósito.