A sua parece quase uma pergunta como aquela que os fariseus faziam a Jesus: "tu que conheces a Lei..." Tenho certeza que os leitores conhecem bem a maneira que temos de refletir a Palavra de Deus e sabem já qual a nossa resposta.

Se você quer uma resposta direta, sobre o que diz a Bíblia sobre o carnaval, não podemos satisfazê-lo, pois todos sabemos que não havia carnaval no tempo de Cristo. E sabemos, ao mesmo tempo, que existem diversos tipos de carnaval. É claro que não é nada cristão certos comportamentos que são sublinhados nesse período, em certos lugares. Mas podemos  nós dizer que não são cristãos outros comportamentos que se manifestam exatamente nesses dias? A alegria, a celebração, a amizade, a boa conversa, o encontro com amigos, a desconcentração... Infelizmente temos criado uma espiritualidade demasiada piegas e não conseguimos ver a vida cristã como algo que engloba todo o nosso dia a dia, que influencia o nosso comportamento na sociedade que vivemos. Às vezes somos quase como os fariseus, que precisavam colocar muitas estacas, impedindo o acesso a certos comportamentos para evitar a caída. Se fossêmos livres, estas estacas não seriam necessárias. Invés de tirá-las, como propôs Cristo, estamos voltando a colocá-las.

É óbvio que o carnaval é um momento em que muitos aproveitam para exagerar, onde aparecem de maneira desproporcionada comportamentos que nada tem a ver com o ser cristão. Todavia, nós como cristãos, não precisamos exprimir esse modo de ser e podemos ser bons cristãos também brincando o carnaval.

Outros aspectos do carnaval podem serem lidos também na resposta postada há alguns tempo atrás.