O Antigo Testamento tem dois grupos de livros históricos. O primeiro termina em 2Reis e o segundo compreende 1 e 2Crônicas e Estras e Neemias. Esse segundo grupo retoma a história de Israel como contada desde Josué até ao final do Livro dos Reis.

Parece que os 4 livros desde segundo bloco foram escritos pelo mesmo autor. Não sabemos o seu nome, mas trata-se de um sacerdote, de um levita que vivia em Jerusalém durante o período pós-exílico, isto é, foi escrito depois que os fatos contados aconteceram, depois da volta do exílio em Babilônia. Nesse período, embora sem muita autonomia política, os judeus tinham autonomia religiosa e o templo de Jerusalém era o centro da sua expressão religiosa. Fora do contexto legalista do templo, exisita também uma classe popular que era caracterizada por uma intensa piedade pessoal, pelas doutrinas sapienciais e pela recordação das glórias e fracassos da história do povo hebreu.

Os estudiosos dizem que teria escrito por volta do ano 300, no início do período helenístico.

Os Livros das Crônicas são chamados assim em hebraico. Conforme as traduções grega (Setenta) e Vulgata (Jerônimo) são chamados de "Paralipômenos", isto é, livro que conta as coisas omitidas, que acrescentam um complemento.

É provável que os Livros das Crônicas, no original, formassem uma única obra, mas aparece como dois livros já em hebraico e também na LXX e não foi Jerônimo que os dividiu. Invés, os livros de Esdras e Neemias têm uma história sobre suas divisões mais complexas.

Esdreas e Neemias formavam apenas um livro, "livro de Esdras", tanto na Bíblia Hebraica quanto na Setenta. A Setenta trazia um outro livro, que para nós é apócrifo, ao qual chamava Esdras I. O que temos em nossas bíblias e conhecemos como Livro de Esdras e Livro de Neemias, na Setenta aparecia como Esdras II. Na época cristã, ainda antes de Jerônimo, foi dividido em dois livros, Esdras I e Esdras II. E essa divisão foi conservada na Bíblia de Jerônimo, na Vulgata. A nomemclatura atual, Esdras e Neemias, foi dada somente em época mais recente, quando foram impressas as primeiras bíblias massoréticas, em Hebraico.