Essa história é contada em Josué 10. Estamos no contexto da conquista da Terra Prometida, graças ao protagonismo de Josué, que passava conquistando as cidades da atual Palestina. Uma delas, Gabaon, se aliou a Josué. Outras cidades, vendo a tomada de posição d eGabaon, decidiram atacá-la. Josué é chamado a socorrer Gabaon, sua aliada. Combatendo, derrotam os inimimos. Na verdade o texto diz: "Yahweh os desbaratou na presença de Israel e infligiu-lhes grande derrota". Conta o texto que inclusive houve uma impressionante chuva de pedras que matou muita gente entre os inimigos.

O texto diz assim em Josué 10,12-13:

Depois disso, disse Josué na presença de Israel:

"Sol, detém-te em Gabaon,
e tu, lua, no vale de Aialon!"

E o sol se deteve e a lua ficou imóvel até que o povo se vingou dos seus inimigos.

Uma explicação para isso não existe. O texto simplesmente quer mostrar a força de Yahweh, que está ao lado do povo escolhido, que mantém a promessa de dar a ele a Terra Prometida, que aos poucos Josué, com a ajuda divina, vai conquistando.

 

Deus, por intercessão de Isaías, faz o sol recuar

Outro texto bíblico a propósito de um milagre relativo ao sol se encontra em 2Reis 10. Esse capítulo, resumindo, conta que Ezequias estava mal, com uma doença mortal. Isaías veio até ele anunciar sua morte. Mas, por causa da oração do rei, Deus mandou o profeta voltar e dizer que ele viveria. Então Ezequias pede ao profeta um sinal. E o sinal foi que a sombra provocada pelo sol em uma escada recuou 10 degraus. Veja os versículos 8 a  11 de 2Reis 10.