Muitas histórias contadas pela Bíblia não podem mais serem reconstruídas em seus detalhes. Uma delas é a história do desafio entre Golias e Davi, que estava se afirmando como Rei de Israel, depois de Saul. Tudo o que sabemos se encontra em 1Samuel 17.

Os judeus costumavam interpretar a Bíblia, também no tempo de Cristo, usando vários níveis de leitura, que ía do "simples" ao "mistério", passando pelo estudo. Nós normalmente paramos no nível "simples", no sentido literal do texto. É uma etapa necessária, mas não basta para lermos a Bíblia. Precisa ver a mensagem, o que o texto quer dizer. E isso se consegue somente com um pouco de estudo.

Em relação à sua pergunta, fique com a informação de que Golias era um homem muito grande. O texto fala em "seis côvados e um palmo" (1Samuel 17,4). Um côvado é dito que seja 45 centímetros e um palmo são 22 centímetros. Todavia, essas medidas de comprimento nem sempre tiveram o mesmo valor e devem ser lidas com certo cuidado e relativizadas. O peso de Golias deve ser proporcional ao seu tamanho. É provável que se tratasse de uma pessoa alta, forte, mas sempre um ser humano. Para enaltecer a glória da vitória, era normal exagerar quando o evento era contado posteriormente. Fazemos isso também com nossas histórias.

 

Mensagem central do texto

Depois de ter passado pelo sentido literal do texto, considere que a sua mensagem é inaltecer a força do Senhor contra os inimigos do povo que ele elegeu. Israel, através de Davi, combate o inimigo, guiado por Deus, e, por mais grande que ele seja, consegue destrui-lo. Golias representa os filisteus, o povo que morava no litoral da Terra Prometida e que combateu os hebreus que chegaram do Egito. Esse combate durava ainda quando Davi começou a governar.