Olá Paulo Roberto Gouvea Cruz de São Luís - MA!

Segundo as escrituras os primeiros habitante de Canaã foram os descendentes de Cam, sendo este neto de Noé. Os filhos de Cam são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.

Cam gerou Sidom, seu primogênito, e a Hete e os Jebuseus, os Amorreus, os Girgaseus, os Heveus, os Arqueus, os Sineus, os Arvadeus, os Zamareus e os Hamateus (Gênesis 10,15-18).

Todos estes povos citados no livro de Gênesis eram aparentados com os israelitas estavam estabelecidos em Canaã. Nesta mesma região viviam nas margens do mediterrâneo os Filisteus e os Caftorins, formando pequenos reinos organizados. A Bíblia determina o termo dos Cananeus: “... foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa” (Gênesis 10,19).

Canaã foi pai dos cananeus, dos fenícios e muitos outros pequenos povos que foram destruídos pelos semitas. Gênesis 10 alinha nove nações na terra de Canaã e mais os filisteus, todos debaixo do cognome de habitantes de Canaã. No tempo da conquista, sob a liderança de Josué, apenas sete nações são mencionadas em Canaã (Josué 3,10). Os Filisteus, devido ao desenvolvimento social e político, não eram contados como nação, mas sim como um grande império.