Continua a pergunta: 

Jesus disse: buscai a verdade e a verdade vos libertará e porque esconder a verdade de quem quer descobrir. Gostaria muito de uma resposta, pois tenho sede da verdade do Deus quem me criou e do Jesus que morreu por mim.

_____________________
Olá Maria Clara Peixoto de Oliveira de Jaboatão dos Guararapes - PE!

Respondendo a sua pergunta o que tenho a dizer é que os livros apócrifos, não foram escondidos pelas Igrejas, eles existem, foram no passado publicados existem nas Bibliotecas e atualmente são publicados. Já respondi várias perguntas sobre apócrifos e na consulta citei alguns dos livros apócrifos que possuo. Nas bibliotecas de Teologia no setor Bíblia encontraras várias publicações.

O que aconteceram com os apócrifos é que devido ao tipo de texto onde aparece muito a imaginação popular, eles foram descartados de serem usados nas celebrações das Igreja e do estudo nos Institutos de Teologia.

Falas em buscar a verdade. O que tenho a dizer é que a verdade ou as palavras mais próximas de Jesus estão nos evangelhos, estas são a verdade que merecem ser vividas.

Os apócrifos, são hoje utilizados pelos estudiosos para entender melhor o texto oficial os evangelhos, que muitas vezes não descreve detalhes que estão nos apócrifos.

Acredito que para desfazer sua curiosidade, seria ótimo a leitura de alguma obra apócrifa existe inúmeras. Poderás encontrar nas Bibliotecas de Teologia ou mesmo na Internet.

Mas recomendo sempre em primeiro lugar a leitura dos evangelhos estes te aproximarão da verdade que é Jesus.

Livros para leitura:

  • ZILLES, URBANO, Evangelhos apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, coleção Teologia 17, EdiPUCRS, Porto Alegre 2004.
  • BLOOM, Harold. O Evangelho de Tomé, Rio de Janeiro, Imago, 1993
  • ____, Fragmentos dos evangelhos apócrifos. Coleção bíblica Apócrifa, Vozes, 1999.
  • BAGATTI, BELARMINO, GARCIA, FLORENTINO, La Vidade Jesús em los apócrifos Del Nuevo Testamento, Cuadernos Tierra Santa, Franciscan Printing Press, 1978, Jerusalém.