Olá Franciele N. Soares  de Bragana - PA

Esta frase "segundo a ordem de Melquisedec" ouvimos e lemos seguidamente, mas deixa-nos intrigados na sua interpretação. Nos perguntamos que ordem seria está que pertencia Melquisedec ou que sacerdócio desempenhava Melquisedec, que Abrão o reconheceu e ofereceu o dízimo de seus ganhos.

Vejamos o que nos diz os textos bíblicos;

Gênesis 14,18:

“Melquisedec, rei de Salem, trouxe pão e vinho; ele era sacerdote do Deus Altíssimo. (Gênesis 14,18) Bíblia de Jerusalém.

Salmo 110,4

“Iahweh jurou e jamais desmentirá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec”  (Salmo 110,4) Bíblia de Jerusalém.

Carta aos Hebreus (várias passagens – 7,3

“Sem pai, sem mãe, sem genealogia, nem princípio de dias nem fim de vida!. É assim que se assemelha ao filho de Deus, permanece sacerdote eternamente. (Hebreus 7,3) Bíblia de Jerusalém.

Acima interpretando o Salmo 110,4 dizemos que o texto seja uma profecia, do nascimento do messias Jesus acerca de 1000 anos antes. “sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque”. No outro livro em Hebreus é citada esta profecia várias vezes, e explica o seu significado em relação à superioridade total de Jesus.

O que seria esta ordem de Melquisedec?

Não podemos invocar significados modernos de ordem que seria por exemplo algum tipo de sociedade secreta tipo, Maçonaria, ou uma ordem Mística como Rosa Cruz, ou mesmo os Templários. Nada disso e nem se refere a uma organização preservada desde os tempos antigos ou classe sacerdotal. Esta expressão“segundo a ordem de Melquisedec”significa que o sacerdócio de Jesus é do mesmo tipo, do sacerdócio de Melquisedec citado no livro do Gênesis.

Quem seria  Melquisedec?.

A história de Melquisedec aparece no livro do Genêsis, e desaprece logo em seguida, passando ser apenas referência. Ele era rei de Salém e sacerdote de Deus (Gênesis 14,18). Abençoou Abraão e recebeu o dízimo dele depois da vitória do patriarca contra Quedorlaomer.

A descendência de Melquisedec era desconhecida. Melquisedec como sacerdote exerceu esta função antes mesmo de Isaque, não pertencia a tribo de Levi. Era sacerdote aprovado por Deus, com linhagem própria.

Deus no Antigo Testamento pensou na vinda de Jesus, e coloca Melquisedec como protótipo do sacerdócio de Cristo ajudando o povo a entender a missão de Cristo. É exatamente isso que o autor de Hebreus nos mostra, usando Melquisedec como tipo de Cristo.

O sacerdócio de Jesus não seguia o sistema dado no Monte Sinai (Hebreus 8,4). O fato de Deus ter declarado Jesus sacerdote eterno serve de prova de mudança de lei.  (Hebreus 8,6). Em Jesus um novo sacerdócio surgia.