Olá Pe. José Antônio de Patos de Minas - MG!

A resposta da pergunta, se torna difícil para nós do portal, porque o uso destas duas aclamações no final das leituras bíblicas da missa, são orientações gerais, da liturgia da Igreja católica e que são determinadas em Assembleias dos Bispos e aprovadas depois de muitas considerações para uso de todos.

Dizer alguma coisa, de modo geral é invadir decisões que já foram tomadas e que se tornaram normas da Igreja.

Fiz uma consulta no material publicado pela Secretaria Nacional de Liturgia sobre o assunto. Em forma reduzida coloco o pensamento da Liturgia da CNBB:

“Não parece pedagógico utilizar as aclamações "Palavra do Senhor" _ "Graças a Deus" e "Palavra da salvação" _ "Glória a Vós, Senhor", que são próprias da Missa, no fim de uma simples leitura da Bíblia feita em privado ou em grupo, ou durante a recitação do Rosário, após cada leitura alusiva aos mistérios. Isso nunca se fez ao longo do tempo, não está dito em parte nenhuma que se faça, e se algumas pessoas o fazem hoje é por simples imitação do que é mandado fazer-se na Missa. Além disso, na celebração da Liturgia das Horas ou Ofício divino, proposta pela Igreja a todos os seus filhos, e constituída pela oração de salmos e por várias leituras longas ou breves, nunca estas são seguidas de qualquer aclamação. O silêncio, depois dos momentos de escuta da palavra de Deus, ajuda a interiorizar a mensagem escutada, objetivo primeiro da leitura pessoal da Bíblia.

Utilizar as aclamações "Palavra do Senhor" e "Palavra da salvação" por tudo e por nada, parece que nem as dignifica nem nos ajuda a perceber que a presença de Cristo na Liturgia é diferente de outras presenças do Senhor noutros momentos da vida cristã, entre os quais se contam uma reunião de grupo ou a recitação do Rosário em honra de Nossa Senhora”  Conforme

http://www.portal.ecclesia.pt/ecclesiaout/liturgia/liturgia_site/questoes/quest_ver.asp?cod_quest=122

Acessado em 10.01.2016