Um dos maiores espertos contemporâneos em caligafria está produzindo uma bíblia escrita completamente à mão. Além de ser manuscrita, essa edição da bíblia tem como característica a presença de desenhos ao lado dos textos, como se usava fazer na Idade Média com as assim chamados códigos miniate.
O autor se chama Donald Jackson e é escriba da casa real do Reino Unido. Atualmente está no quinto ano de trabalho de um projeto que é previsto terminar em 7 anos. O projeto foi comissionado pela Abadia e universidade São João nos Estados Unidos, em Minissota ao preço de 3,4 milhões de dólares.

A obra está sendo realizado por vários artistas, no Pais de Gales. O resultado final será 7 volumes, para um total de 1150 páginas.

As instruções para os desenhos, para os textos ilustrados, foram dadas por um comité de estudiosos, historiadores e artistas. Esses desenhos incluem fatos bíblicos em uma perspectiva antiga e moderna, incluindo conceitos científicos, espaciais e teconológicos.

A tradução utilizada para essa edição é a New Revised Standard Version (NRSV)

Nesses dias, até primeiro de maio, estão sendo mostradas as primeiras páginas desse projeto. A exibição acontece no Museu Victoria e Albert, em Londres. Para esse acontecimentos foram escolhidas páginas dos profetas, isto é, do quarto volume da obra.

O trabalho completo será exposto em Collegeville, no museu e biblioteca de manuscritos da Universidade São João. Medirá 60 cemtímetros de altura e 90 de largo.

Para mais informações, consulte o site dedicado a esse tema: http://www.saintjohnsbible.org/