José ainda diz:

Na minha cabeça, quem é santo já nasce santo, já vem designado por Deus. Gostaria de saber se existe esse detalhe na biblia.

A santidade e os santos canonizados são duas realidades diferentes. A canonização é um processo jurídico complicado e que dura muito tempo. Grupo de espertos analisam a vida das pessoas apresentadas e, depois de muito estudo e considerações, depois de serem "servos de Deus" e "beatos" são declarados santos. Obviamente, para que isso aconteça, precisa de alguém que encaminhe e acompanhe o iter burocrático. Antigamente talvez o processo não era tão transparente, mas hoje em dia há muita vontade de acertar.

Há muitas pessoas santas que não foram declaradas tal pela igreja católica. São pessoas simples, que viveram em situações periféricas, que não são representadas por nenhum grupo que tem interesse em colocar sua memória na história. Esse é um dado de fato e acredito que os responsáves católicos têm consciência desse limite.

Até hoje ainda não aconteceu ser canonizado alguém que não tenha sido católico. Mesmo por que é difícil que uma tal pessoa ou grupo ligado a ela tenha essas pretenções.

Na Bíblia, obviamente, não se fala de canonização, pois é uma prática que nasceu no curso da história. Todavia a santidade das pessoas é algo almejado: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver" (1Pedro 1,15).

E a santidade, como se evidencia da própria carta de Pedro, se conquista. Deus, no seu desígnio, nos predestinou, adotando-nos como filhos. Todavia a nossa adesão é fundamental, pois somos livres. O rabino Akiba, dizia: "tudo está determinado por Deus, exceto o temor de Deus". Esse é responsabilidade de cada um de nós e é a condição para a santidade.