A história da Arca da Aliança é muito conturbada e teria desaparecido com a conquista de Jerusalém pelos babiloneses, há cerca de 600 anos antes de Cristo, quando o Templo de Salomão foi destruído.

A Arca da Aliança era uma "caixa" de madeira dentro da qual se encontravam as tábuas da Lei, recebidas por Moisés sobre o Monte Sinai. Teria também o bastão de Araão além de um pote com Maná. Depois de várias peripécias, ela foi colocada dentro do Templo construído por Salomão, na parte mais sagrada, no Santo dos Santos.

Quando o povo dos hebreus conquistou a Terra Prometida, a Arca acompanhou o povo na batalha. Teria ficado em Gilgal, e depois, como sabemos através da história de Samuel ela foi para o santuário de Silo (1Samuel 3). 1Samuel 4-5 conta que a Arca foi levada para o campo de batalha, quando os hebreus combateram contra os filisteus. Foi tomada pelos Filisteus (1Samuel 4,3-11) e, depois de 7 meses, devolvida para os hebreus por causa dos danos que ela provocara aos filisteus (1Samuel 6). Foi levada para Bet-Sames e depois para Cariat-Iarim, onde Eleazar, da casa de Abinadab, foi encarregado de guardar a Arca.

No tempo do primeiro rei de Israel, Saul, 1Crônicas 13,3 diz que o povo não costumava consultar a Arca.

Invés, no tempo de Davi, novamente a Arca se torna protagonista. Ela foi tirada de Cariat-Iarim com grande festa. Foi nesse momento que Oza, um dos homens que levava o carro da Arca, morreu por ter tocado na Arca. Diante disso, com medo, Davi deixou a Arca na casa de Obed-Edom de Gad, invés de levá-la até Jerusalém, como era o seu plano (2Samuel 6). Ficou nesse lugar por 3 meses. Só depois Davi levou a Arca para Jerusalém e foi colocada na tenda que o rei tinha preparado para ela.

Quando o terceiro rei, Salomão, construiu o templo sonhado por Davi, uma parte especial foi reservada para a Arca da Aliança, o Santo dos Santos.

Em 587, quando Babilônia destruiu Jerusalém e seu templo, a Arca desaparece. Nada é dito na Bíblia sobre o seu destino e desde então não sabemos mais nada dela.

 

Templo de Dagon e Sansão

Não conheco a sua fonte, mas conforme a descrição que fizemos acima, baseada na narração bíblica, não conhecemos a passagem da Arca pelo templo destruído por Sansão, como contado em Juízes 17. O templo destruído por Sansão se encontrava em Gaza e lá a Arca não esteve. O templo de Gaza foi destruído depois que Sansão, um dos juízes bíblicos, foi enganado por Dalila e preso pelos filisteus.

É provável que você está confundindo a menção existente em 1Samuel 5,2-7, onde se diz que a Arca, conquistada pelos filisteus, foi colocada no Templo de Dagon. Mas esse templo estava em Azoto, outra cidade. Portanto, são dois templos, em lugares diferentes, dedicados ao mesmo deus.

Dagon era um deus dos filisteus, e templos a ele existiam em diferentes cidades. O templo destruído por Sansão não é o mesmo onde esteve a Arca algum tempo mais tarde, no período de Samuel.