É um tema muito difícil de entender, mas tem a ver com o pecado original. Com a revelação em Cristo, no qual recebemos a salvação, fica claro também como o pecado entra no mundo por meio de Adão. Gênesis revela um evento primordial, que aconteceu no início da história humana. A história humana está marcada por uma culpa original cometida pelos nossos progenitores. Por trás da desobediência deles está uma voz que se opõe a Deus, que conduz à morte, por inveja.

Tentado pelo demônio, o ser humano abandonou a confiança no seu criador, abusando da própria liberdade. Esse foi o primeiro pecado humano. Depois, cada pecada será uma repetição desse ato, uma falta de confiança na bondade divina.

O pecado de Adão e Eva atinge a todos. Paulo aos Romanos diz: "pela desobediência de um só, todos nos tornamos pecadores" (Romanos 5,9). "Por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, assim a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5,12).

Cristo combate esse pecado universal, trazendo a giustificação que dá vida.

É nesse sentido que precisamos entender que as criancinhas já nascem com pecado. Mas não é uma mensagem negativa, pois o que fica é a justificação em Cristo.