Existe uma questão civil e uma questão bíblia em relação ao "primeiro dia da semana". Biblicamente falando, o primeiro dia da semana, sem dúvidas, é o domingo. Essa evidência parte da narração da criação, na qual se conta que Deus criou tudo em seis dias e no sétimo, o sábado, repousou. Por isso, até hoje, os judeus e alguns cristãos observam o sábado como dia de repouso, recordando o repouso de Deus no processo da criação.

Os cristãos, já desde a antiguidade, passaram os valores do sábado judeu para ao domingo, ao qual foi acrescentado também a recordação da ressurreição de Cristo, que aconteceu "no primeiro dia da semana" (veja Mateus 28,1; Marcos 16,2,9; Lucas 24,1; João 20,1). E também, depois da ressurreição, apareceu aos discípulos no primeiro dia da semana (João 20,19-20).

Foi basicamente pelo fato da ressurreição que o domingo se tornou o "dia do senhor", que é o significado literal dessa palavra (veja também Apocalipse 1,10).

 

O domingo nas primeiras igrejas

Já o livro dos Atos dos Apóstolos mostra como era costume entre os cristãos o reunir-se para "partir o pão", no primeiro dia da semana:

E nós, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles em Trôade, onde nos detivemos sete dias. No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite (Atos dos Apóstolos 20,6-7).

Há ainda outros exemplos, como em 1Coríntios 16,1-2:

Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.

É importante notar que o primeiro dia da semana, chamado por nós hoje de "domingo" não era um dia de repouso. Os judeus observavam o sábado com dia de descanso, enquanto que no mundo pagão não existia um dia especial para o repouso do trabalho. Portanto, as comunidades se reuniam em um dia normal. É provável que não o faziam somente no primeiro dia, mas esse dia tinha um fator especial, pois lembrava a ressurreição de Cristo.

 

O Batismo no domingo?

As poucas narrações sobre o batismo presentes na Bíblia não falam do dia em que ele acontecia. Certamente o Batista não batizou a Jesus no sábado, pois era dia de repouso e não era permitido caminhar mais do que um certo número de passos. E, enquanto Jesus vivia o domingo não tinha nenhuma importância particular, além de ser o primeiro dia da semana.

O batismo dos primeiros cristãos, como contato em Atos dos Apóstolos, não tinha um dia especial para acontecer, mas era intimamente ligado à conversão, à adesão à mensagem de Cristo. Portanto, na Bíblia não há nenhum elemento que possa ajudar a dar uma resposta ao quesito que você pôs.