Olá Gilson Cardoso de Camaçari - BA!

O motivo principal foi que o hebraico começou a ser usado no serviço do Templo. Se tornou uma língua litúrgica por excelência. Através da escrita hebraica se guardava a lei de Deus, a história do povo Judaico e sua organização. Deste modo o hebraico (também chamado לשון הקודש Lashon haKodesh ("A Língua Sagrada") ) é o principal idioma utilizado no judaísmo utilizado como língua litúrgica durante séculos.

A população no seu dia a dia, utilizava uma linguagem mais simples, e com poucas palavras e assim se expressava. Praticamente cada região criou um dialeto próprio. O aramaico na época de Jesus era a língua do dia a dia que os judeus utilizavam no ambiente familiar e de trabalho. Usando o Latim para comunicações oficiais e o grego para o comércio.

 

O Hebraico usado em Israel hoje

Com a criação do estado de Israel, existiu uma obrigação de terem uma língua oficial. Assim já no início da criação do estado de Israel estudiosos em linguística começaram a formar uma língua para ser oficial. A base de tudo foi o hebraico bíblico, mas muitas palavras de uso recente ou chamados estrangeirismo tiveram que ser incorporados ao dicionário hebraico. Palavras como inflação, futebol, televisão, transistor etc., não apareciam na Bíblia

Foi Eliezar Ben Yehuda (1858-1922) liderou o renascimento do hebraico como língua falada. Depois de imigrar para Israel em 1881, ele começou a promover o uso do hebraico em casa e nas escolas. Pouco a pouco este hebraico foi oficializado.

Concluindo: Por motivos comerciais, e da presença dos judeus em todas as partes do império romano, eles foram perdendo o uso da língua hebraica para poderem se adaptar mais rapidamente aos países em que viviam. E o hebraico permaneceu apenas como língua do ambiente familiar.