A colocação do Wanderson continua...

Namoro santo é so sem sexo, acredito que isso é um pouco fora de discernimentos dos pastores, namoro santo tem varias enfases tipo, sem sexo, sem isso sem aquilo mas um namoro santo como deve ser??? Acredito que tem que ser com entrega, amor e submissõao da mulher, afinal qual o papel da mulher para com o homem?? Outra pergunta: Não consigo ver na biblia que é pecado fazer sexo com uma pessoa que vai se casar.. Li varios versiculos que se diz, não pratica imoralidade sexual, vejo isso como orgias, sexo aleatorios, com uma aqui, outra ali e sem compromisso de casar. Vejo também que fala, se não aguenta ficar sem sexo que case, se vou casar porque tem que esperar até o casamento? Tem outra, prostituir, prostituir em todo mundo tem o significado em vender seu corpo. Afinal, aonde fala na biblia que não pode ter relações sexuais com uma pessoa que você vai se casar e os dois já se fez como noivos e tem projetos em andamentos?

Tratar de questões morais baseando-se literalmente na Bíblia é muito perigoso, pois pode conduzir a atitudes extremas que fazem só mal e nada tem a ver com a Boa Notícia, o Evangelho, pregado por Cristo. É óbvio que nossas atitudes morais precisam partir daquilo que ensina a Bíblia. Mas temos que nela buscar o princípio e não a ação singular. Não quero nem que pensem que estou dizendo que o que diz a Bíblia não faz sentido para nós hoje. Invés faz muito sentido e, hoje mais do que nunca, precisamos escutar o que ela diz, pois estamos vivendo em um relativismo que provoca falta de âncoras que dêem sentido à vida das pessoas. Precisamos de farois que iluminem a nossa vida. Mas esses farois não são ações radicais, retrógradas; repetições de gestos vividos em épocas passadas, fora da nossa realidade. Isso é o que fazem muitos pregadores e fieis que se dizem autênticos seguidores de Cristo. Na verdade se revelam pessoas radicais, fundamentalistas, incapazes de entender profundamente a mensagem de Deus revelada em Cristo.

Em relação às questões morais que você põe, principalmente em relação ao sexo, acredito que a mensagem que vale pra nós ainda hoje é que é algo sério e não um simples jogo, busca de prazer. É expressão de união: "serão uma só carne"! Não pode ser um simples "ficar", sem responsabilidade, sem consequências, sem continuidade. Fazer sexo excluindo esses princípios não é cristão. Isso é o que deve ficar claro para nós cristãos. As outras coisas são relativas e dependem da realidade em que vivemos.

No tempo da Bíblia era inconcebível ter relações sexuais antes do casamento. Aliás era também até há pouco tempo! Se escutamos nossos pais ou avôs falarem, dizem que apenas podiam se dar as mãos, se tivesse alguém da família junto.

Não sei como julgar as pessoas que namoram, que pretendem se casar e fazem sexo. Não é minha tarefa. Cada um deve ver a própria consciência e buscar seguir os ensinamentos de Cristo, encarnados na própria realidade, como os autores bíblicos encarnaram na sua.