Olá Vanderleia de Araçuaí - MG!

Na primeira leitura da sua pergunta, fixei mais em “pé da letra” do que o restante da pergunta. Mais tarde depois de pesquisar Métodos de Leitura Bíblica, li novamente a pergunta e notei que na pergunta aparece “a Bíblia deve ser levada”. Assim que, neste momento da leitura parei para ver qual era o verdadeiro sentido de ...levada... Depois desta parada resolvi responder imaginando que tinha entendido o que seja este termo na pergunta. Se for diferente favor reformular a pergunta!

Começo a resposta, dizendo que não devemos nos fixar, num termo ou palavra (a letra) que aparece na Bíblia. Isoladamente uma palavra poderá ter vários sentidos e muitas vezes optamos por aquele que não seja o melhor. Assim sempre quando se lê a Bíblia devemos estar atentos, há muitos fatores. Começando pelo gênero literário do texto, autor, situação local, fatos acontecidos anteriormente e futuros etc. Só assim encontraremos o verdadeiro sentido do texto escrito

Para “levar a Bíblia” como colocaste na pergunta ou seja como devemos interpretar o texto, existe muitos caminhos, que as várias denominações religiosas optam no faz a leitura do texto bíblico e sua interpretação.

Elenco a seguir alguns métodos que são utilizados pelas denominações religiosas na compreensão da Bíblia;

Método da interpretação ao pé da letra.

Este método da importância a palavra lida se contar com fatores de contexto, que envolvem a narrativa.

Método espiritualista.

Esta leitura esta deslocada de sua realidade terrestre dando ênfase a espiritualidade.

Método de leitura rotineira.

Predomina uma maneira clássica de interpretar a Bíblia, se leva em consideração a prudência pastoral.

Método de leitura feminina.

Tenta tirar do anonimato as figuras femininas que aparecem no texto Bíblico. Se preocupam, com a família, o afetivo e o cotidiano.

Metodo Orante.

Muito utilizado nas comunidades da Igreja católica na abordagem bíblica.

Método esotérica

Busca poderes ocultos na palavra bíblica.

Método da leitura dos quatro lados ou sociológica.

Analise o texto a partir do lado, religioso, econômico, social e político.

Concluindo:

Vejo que o que vai além destes métodos, é o gosto pela palavra de Deus que devemos ter, até em rezar e se encontrar com Deus. A utilização de um Método é apenas uma abordagem facilitadora para chegarmos ao que é mais importante. A compreensão do texto divino.