Acredito que todos os três estão no céu com Deus, mas para você conhecer um pouco mais sobre eles, aqui vai uma reflexão sobre cada um.

Sobre Enoque

A Bíblia diz  “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gn 5,24). Este texto foi reinterpretado no Novo Testamento, pelo autor da Carta aos Hebreus, assim:“pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara” (Hb 11,5). Muitos livros foram escritos sobre estes dois versículos. Eu teria que escrever um outro livro sobre isso para entender um pouco do que os autores Bíblicos tentaram expressar. Esse não é o objetivo do site, portanto apresento a você uma reflexão bastante completa que encontrei neste site abaixo:

https://marceloberti.wordpress.com/2010/07/20/para-onde-foi-enoque/    

Sobre Elias

Elias foi um grande profeta, embora não exista um livro especifico com seu nome. No segundo Livro dos Reis 2,11 diz: “Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho”. Ou seja, Eliseu e Elias estavam juntos quando Elias “subiu ao céu”.

Temos que estudar muito para compreender a linguagem da Bíblia. Os autores da Bíblia, são inspirados por Deus, porém, usam a linguagem humana para falar da experiência divina. Então minha pergunta é: O que eles quiseram dizer com estas duas expressões: “carro de fogo com cavalos de fogo” e “subiu ao céu”? Deus realmente precisa de um carro de fogo e cavalo de fogo para levar alguém para o céu. Deixo para você refletir sobre isso, e, como disse acima, estudar muito a Palavra de Deus.

Sobre Moisés

Vamos ver um pouco sobre Moisés, considerado o maior profeta, líder e mestre judaísmo. O que temos escrito no Livro do Deuteronômio sobre a morte de Moisés é o seguinte: “Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moab, segundo a palavra do Senhor. E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura”. (Dt 34,5e-6) A partir desse texto muitas interpretações surgiram sobre a morte de Moisés. Uma delas está no Midrash abaixo. Mas é apenas uma parte do midrash:

Saiu a Voz do céu e disse: “Chegou o momento em que você deve partir deste mundo”. Moisés disse: “Abençoado seja o Seu nome. Que ele viva e permaneça para sempre! Disse aos israelitas: “Eu vos imploro, quando vocês entrarem na Terra, lembrem-se de mim e dos meus ossos, e digam: ‘Halas pelo filho de Amram, que correu diante de nós como um cavalo e cairão seus ossos pelo deserto!

            Saiu a Voz do céu e disse: “Já chegou bem perto do momento de sua partida. Levantou seus dois braços e colocou-os no coração, disse aos israelitas: “Eis o fim de toda carne e sangue!... Moisés se levantou e se santificou tornando-se puro como um Serafim. O Santo, Bendito Seja desceu do céu dos céus das alturas para pegar a alma de Moisés e três anjos de serviço com ele: Miguel, Gabriel e Zagzeguel. Miguel fez a cama de Moisés. Gabriel estendeu um pano de linho na sua cabeça e Sagzeguel estendeu sobre seus pés. Miguel ficou de um lado e Gabriel do outro lado. O Santo, Bendito Seja falou: “Moisés, feche teus olhos!” E Moisés os fechou. “Coloque suas mãos sobre o peito.” Ele colocou suas mãos sobre o peito. “Coloque suas pernas juntas”. Ele colocou as pernas juntas.

            Naquele momento o Santo, Bendito Seja chamou a alma de Moisés. Disse a ela: “Minha filha, 120 anos te estabeleci no corpo de Moisés. Agora chegou o momento de sair. Saia, não demore!”.

            Disse-lhe: “Mestre do mundo, eu sei que Tu és o Deus de todos os espíritos e Senhor de todas as almas, Tu me criaste e me colocaste no corpo de Moisés por 120 anos. E tem algum corpo mais puro do que o de Moisés? Eu o amo e não quero sair dele”. O Santo Bendito Seja disse-lhe: “Saia e eu a farei subir até o céu dos céus nas alturas, eu te farei sentar no meu trono de glória junto dos Querubins e Serafins”.

            Neste instante, o Santo Bendito Seja beijou Moisés, e tomou sua alma com este beijo. O Espírito Santo chorando disse: “E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés...”[1]

Os céus choraram e disseram: “O fiel desapareceu da terra...”[2]

A terra chorou e disse: “E não há justo entre os homens.”[3]

Os anjos de serviço choraram e disseram: “O Senhor fez justiça.”[4]

Israel chorou e disse: “...E seus juízos estão com Israel”.[5]

Estes e aqueles disseram: “Entrará em paz; descansarão nas suas camas, os que houverem andado na sua retidão”.[6]

 

 

 

 


[1]Dt 34,10

[2]Miq 7,2

[3]Miq 7,2

[4]Dt 33,21

[5]Dt 33,21

[6] Is 57,2 – Testo tirado de Dt. R. 7,10 e 11,10; Tanhuma, Va-et’hannan, § 6; Yalkut, Va-et’hannan, § 821