Olá Duenefer Oliveira de Cotia - SP!

Responder a sua pergunta passa ser tarefa difícil. Pois na realidade, falando em ofertas, dinheiro, pagamento, a realidade que constatamos nas comunidades é outra.

O sistema que está ai e a Igreja Católica utiliza para manter-se no dia a dia, pouco diz do evangelho de Jesus.

Isto que perguntas e que imaginas que deveria ser assim, “o pobre sem condições não pagar” sabemos que é um sonho que os idealistas buscam, mas por causa do afastamento da vivência do evangelho o processo de evangelização e tão difícil. Sabemos que não iremos trocar as normas que chegaram até nós depois de tantos anos de funcionamento. Embora a Igreja Católica se esforce em implantar o dízimo sabemos quanto é difícil, e quanto e difícil mudar, por exemplo a coleta nas celebrações, as intenções de missa, as taxas para os sacramentos, etc. Retornamos a bater sempre na mesma tecla, em fim temos dificuldade em mudar. Temos medo de perder o pouco que recebemos com medo de não ter nada. Acredito que Deus não quer assim, ele nos cuida e ele não deixará que passemos necessidades.

Jesus nos evangelhos colocou o ideal de vida, a questão e segui-lo e viver este ensinamento.  Vejamos o texto de Mateus 10,8-14:

8Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

9Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos;

10nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento.

11Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis.

12E, ao entrardes na casa, saudai-a;

13se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.

14E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés”. ( Mateus 10,8-14) Bíblia Almeida

Jesus nos deixou um ensinamento claro, o difícil é vive-lo hoje.