João Maria Morais de Natal - RN!

Respondendo a primeira parte da pergunta: quem podia participar ...?

Sinédrio tem origem na palavra grega Synédrion, sentar-se juntos. Era a corte Suprema de Israel na época de Paulo.

O Sinédrio dava assistência ao Sumo sacerdote do Templo de Jerusalém ,que era o chefe supremo. Era composto de 71 membros:

Podiam participar anciãos, os sumos sacerdotes depostos, sacerdotes saduceus e na época de Paulo Escribas e Fariseus em número maior.

Durante a ocupação Romana o Sinédrio tinha plenos poderes, com corte de justiça, julgava os delitos contra a lei, fixava a doutrina a ser seguida pelo povo, e controlava a vida religiosa.

Respondendo a segunda pergunta, sobre Saulo de Tarso?

Quanto às datas sabemos que os estudiosos nos fornecem vários pontos de referência. Por isso as datas, tem uma aproximação e não uma certeza absoluta.

Ano 5 e 10: Nascimento de Paulo. Poucos anos depois do nascimento de Jesus, nasce Paulo em Tarso, na Cilícia (parte sul, margens do Mediterrâneo, atual Turquia).

Ano 30: Morte de Jesus e ressurreição. Pentecostes e formação da Comunidade de Jerusalém.

Ano 35: Morte de Estevão (At 6-7), Saulo/Paulo nomeado pelo Sinédrio para perseguir os cristãos (At 7,58; 8,1-3). Conversão a caminho de Damasco (At 9) Batizado por Gamaliel em Damasco, vai para o deserto da Arábia por 3 anos (Gl 1,15 - 17)

Ano 36: Volta a Tarso, se une a Barnabé, vai a Jerusalém e Antioquia (Gl 1,18; At 11,25-30) Inicia a primeira viagem missionária com Marcos para Chipre e Asia/Turquia) (At 13-14)

Ano 48/49: Concílio de Jerusalém. Defende a presença dos pagãos na comunidade (At 15); Discute com Pedro e se separa de Barnabé (At 15,36-39)

Ano 50/52:  Segunda viagem missionária. Galácia, Macedônia e Acaia (At 15,36-18,22) Fundação das comunidades de Galácia, Filipos, Tessalônica, Corinto. Começa escreve as primeiras cartas.

Ano 53/58: Terceira viagem missionária. Permanece bom tempo em Efeso, ali é preso. Visita às comunidades da Grécia e retorna a Jerusalém. (At 18,23-21)

Ano 58/60: Preso em Jerusalém e Cesárea. É julgado em Roma (At 21,17-26,32)

Ano 61/63: Viagem do cativeiro (At 27-28). Escreve as cartas de Colossenses, Filemon, Efésios e Filipenses.

Ano 64/67: Decapitado em Roma, na perseguição do Imperador Nero.

Respondendo a terceira pergunta: Quero saber se apóstolo Paulo foi casado?

O que os estudiosos afirmam é que Paulo não era casado. É o que encontramos. Agora uma resposta clara com confirmação de um texto bíblico a respeito de Paulo e seu casamento não encontramos. As cartas Paulinas e de seus escritos falam do seu pensamento com respeito ao casamento. Assim na compreensão do texto podemos deduzir muitos elementos da vida de Paulo. Inclusive que não era casado.

O apóstolo Paulo não era casado, é isto que podemos entender da leitura de 1 Corintios 7, 7-8, que diz:

“7 Quisera que todos os homens fossem como sou; mas cada recebe de Deus o seu dom particular; um deste modo outro, daquele modo. 8 Contudo, digo às pessoas solteiros e às viúvas, que é bom ficarem como eu.” (1 Corintios 7,7-8) Biblia de Jerusalém

Para continuar ver: http://www.abiblia.org/ver.php?id=4504