Olá Antônio José Ribeiro Moraes!

A pergunta em forma ampliada:

“Quando o Pastor Presidente fundador da Igreja, passa a presidência, para outro administrar, com todos os poderes, O Pastor Presidente tem que ser informado e participar de tudo antes de ser convocado todos da diretoria junto com os conselheiros, ou o PR. Fundador não tem que participar, ou o Pr. tem que decidir o que é somente quer fazer sem participar a todos que compõe o ministério. Favor preciso de um parecer. Atenciosamente. Antonio J. R.Moraes”

Quando acontece a troca de Presidente de uma Igreja, o processo de escolha do novo Presidente deve ser o mais transparente possível. Falo isto, porque com frequência nas comunidades, devido a atos arbitrários, as pessoas se dividem, criam dificuldades e problemas de relacionamento e estas comunidades tem como consequência perda de membros ou mal estar geral.

Quando é chegado o momento da troca de presidente, (cada Igreja tem normas e orientações) tudo deve transcorrer de modo tranquilo e amistoso. É ótimo que o presidente fundador, queira que seu trabalho continue, mas para isto, não cabe a ele a decisão de quem deve ser o Presidente. A escolha deve ser livre, que agrade a todos e participativa. Somente desta forma se conseguirá que a comunidade esteja unida e faça um trabalho transformador. Sem isto tudo fica muito vulnerável e não vamos ter condições de sustentar as críticas que vem de outros grupos.

É natural que a escolha de um novo Presidente seja entre os melhores membros da Igreja e os que possuem liderança em animar e entusiasmar os membros da Igreja levar adiante o trabalho de evangelização.

De nada adiantaria colocar ou impor um novo Presidente a Igreja se ele não possui liderança entre os membros. Ou mesmo não tenha todas as condições para exercer a função.