O que significa a palavra feno que está escrita em 1 Coríntios 3 e também o vocábulo detrimento?

Olá Blenio Rostan do Rio de Janeiro!

Vejamos o texto bíblico de 1 Coríntios 3,12:

“Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,”(1 Coríntios 3,12) Bíblia Almeida.

Este texto está incluído na fala sobre o ministério apostólico e as responsabilidades dos que ensinam. O versículo e a perícope nos fala do desenvolvimento da vida do cristão e do crescimento do edifício inicial da fé em Cristo. Sobre está pedra fundamental do edifício que é Cristo se pode colocar vários materiais que correspondem as diversas maneiras de viver do cristão. A consistência do material poderá ser resistente ou fraca dependendo do que é colocado: seja “ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha”.

A variedade dos princípios de vida cristão estão representados nestes materiais, ouro, prata, feno etc. Eles representam os diversos graus da solidez e resistência do que se coloca sobre o fundamento que é Jesus Cristo.

Assim entende-se o feno, como um material, sem consistência que o fogo pode consumir e extinguir. E outras palavras é colocar sobre o alicerce que é Cristo, praticas religiosas sem valor ou importância transformadora e que pouco testemunham a verdade de Jesus Cristo.

Como entender neste contexto o vocábulo detrimento. Torna-se mais fácil se pensarmos assim:

Quem coloca sobre o alicerce que é Jesus Cristo feno, material sem consistência, frágil, levando em consequência uma vida sem sintonia com o evangelho de Jesus, em detrimento, ou em consequênciasua vida entrará em conflito e tornar-se-á inútil para Deus e para os irmãos.