Olá Geraldo Almeida Gomes Santa Cruz do Escalvado - MG!

A história da cura dos Leprosos acontecida na Samaria a caminho para Jerusalém, vem carregada de ensinamentos. Apenas um dos Leprosos volta até Jesus para agradecer. Este leproso era Samaritano. Os outros nove eram Judeus. Lucas tem predileção pelos samaritanos, porque é na Samaria, terra desprezada pelos Judeus, será um dos primeiros lugares a serem evangelizados. Vejamos o texto de Lucas 17,15-16:

“15Um dentre eles, vendo-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, 16e lançou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra, agradecendo-lhe. (Lucas 17,15-16) Bíblia de Jerusalém.

A grande lição que encontramos neste episódio é que um samaritano: dá glória a Deus. O que Jesus quer nos ensinar neste episódio do agradecimento do Samaritano na cura da lepra. Significa que o samaritano foi capaz de reconhecer o dom divino de agradecer a Deus, porque Ele é a fonte de todos os dons. A maior oração que um ser humano pode fazer é o reconhecimento que Deus é Deus e que o ser humano não é Deus. Portanto cabe ao ser humano, acolher este dom divino e louvá-lo, com gratidão. Isto foi que o único leproso dos dez curados fez.