Olá Nataniel de Petrolina - PE!

Respondo pela primeira o significado de Leviatã, quanto a segunda ainda não tenho resposta gostaria que confirma-se a palavra se está correta.

Respondo o significado de Leviatã como este termo é usado na Bíblia no Antigo Testamento. Deixo de lado outros tipos de uso na literatura seja mitológica, histórica, ou a literatura que narram os monstros marinhos que assustavam os navegadores europeus da Idade média.

Leviatã no Antigo Testamento é tratado como “mostro”.

A imagem do “Leviatã” encontramos no Antigo Testamento no Livro de Jó, capítulo 40,25. A citação da referida passagem é breve. Vejamos:

“Poderás pescar o Leviatã com anzol e atar-lhe a língua com uma corda? Serás capaz de passar-lhe um junco pelas narinas, ou perfurar-lhe as mandibulas com um gancho?” (livro de Jó 40,25-26) Bíblia de Jerusalém.

Na Idade Média o Leviatã foi considerado como o demônio representante do quinto pecado, a Inveja, também sendo tratado com um dos sete príncipes infernais. Seria por assim dizer um  monstro que se representa sob a forma de crocodilo, segundo a mitologia fenícia. Nas descrições no Antigo Testamento ele é caracterizado com outros animais. Formas como a de dragão marinho, serpente e polvo.