Olá Rosa Maria de Pindamonhangaba - SP !

O que é vigília?

A palavra vigília vem do vocabulário militar romano, que indica os serviços de guarda nas portas dos acampamentos durante a noite.

Os Romanos usavam para o período noturno períodos de 4 vigílias passando para o vocabulário e os Judeus para indicar os períodos de tempo noturno passam a usar 4 vigílias noturnas, igual ao sistema romano.

Encontramos nos textos evangélicos este termo vigília da noite, (primeira, segunda, terceira e quarta), que era um linguajar comum entre os habitantes da Palestina na época de Jesus. Para o período do dia também encontramos citações que falam da primeira ou segunda hora do dia etc. O calendário Judaico, muito diferente do nosso atual. O calendário Judaico (ou lunar) segue às 4 fases da lua, e o mês assim estava determinado. Este calendário precisava cada ano alguns ajustes, não era preciso. A humanidade mais tarde adotou o calendário solar com as estações do ano, que é mais preciso.

Segue abaixo um quadro explicativo que ajudará na compreensão o que é a quarta vigília da noite. Em outras palavras a quarta vigília da noite se iniciava às 3 horas da madrugada e ia até as 6 horas da manhã. Vamos conferir no quadro abaixo.

A divisão do tempo entre os hebreus – Calendário Judaico

As horas da noite

 

HORA OCIDENTAL

 

HORA JUDAICA

REFERÊNCIA BÍBLICA

 

18 OO ÀS 21 00

 

PRIMEIRA VIGÍLIA

 

Ex 14,24

 

21 00 ÀS 24,00

SEGUNDA VIGÍLIA

 

Lc 12,38

 

24 00 ÀS 03 00

 

TERCEIRA VIGÍLIA

 

Lc 12,38

 

03 00 ÀS 06 00

 

QUARTA VIGÍLIA

 

Mt 14,25

 

Na quarta vigília da noite Jesus dirigiu-se a eles. (Mateus 14,25)

Lendo o Milagre em que Jesus caminha sobre as águas, a indicação de quarta vigília da noite, quer dizer que neste horário (entre às 3 e 6 horas da manhã, Jesus foi ao encontro dos seus discípulos que estavam atravessando o lago em uma barca enquanto ele tinha se retirado para rezar. Nesta narrativa a palavra vigília indica simplesmente tempo, nada mais, Jesus foi ao encontro dos discípulos, caminhando sobre o mar depois de ter rezado sozinho na montanha.

Consulta:

GALBIATI, Henrique, O evangelho de Jesus, editado pelos voluntários da MIMEP, Ist. S. Gaetano, Vicenza, Italy e Edições Paulinas, Caxias do Sul, 1971, pág.28-31