As ficções que aparecem na TV e no cinema que tratam temas bíblicos têm muita liberdade e poucas vezes são fieis à letra, àquilo que está escrito na Bíblia. Embora não tenho visto essa novela, o contexto é aquele do Êxodo, do povo que sai do Egito, no tempo de Moisés, para depois percorrer o deserto, durante 40 anos, até a conquista da Terra Prometida. Portanto, temos um contexto histórico muito claro.

Não conheço o enredo da novela e não estou por dentro dos detalhes da relação apresentada entre Oseias e Ana. O que podemos fazer é analisar esses dois personagens bíblicos e concluir se tem alguma relação histórica com o período em que a novela se ambienta.

 

Oseias

Na Bíblia temos 5 personagens com esse nome, mesmo se o mais conhecido seja o profeta. Vamos vê-los, cronologicamente

  1. É o nome original de Josué, como dito em Números 13,16
  2. Filho de Azazias e chefe da tribo de Efraim durante o reino de Davi (1Crônicas 27,20)
  3. O conhecido profeta, que profetizou no Reino do Norte. Ele se casou com Gomer
  4. Um dos filhos de Ela, que matou o rei do Reino do Norte, Peca, e se tornou rei no seu lugar. Quando ele governava o Reino do Norte, os assírios conquistaram a Samaria (2Reis 15,30)
  5. Um chefe do povo que fez um pacto com Neemias (Neemias 10,23)


Ana

  1. Uma das mulheres de Elcana, mãe do profeta Samuel. Era estéril, mas depois de pedir a Deus, deu à luz o profeta (1Samuel 1) e a outros filhos.
  2. Esposa de Tobi e mãe do profeta Tobias (Tobias 1,9.20) - Só na Setenta, não presente na Bíblia Protestante
  3. A viúva, profeta, filha de Fanuel, que dizia a todos, no templo, que Jesus era o Messias, quando ela o viu durante a sua apresentação ao Templo (Lucas 2,36-38).
  4. Um sumo sacerdote, homem, que governou junto com Caifas, seu genro (Lucas 3,1-2).

 

Concluindo

Dos personagens citados, o único pode ser enquadrado na história de Moisés é Josué, cujo nome originário era Oseias. Nenhuma das Anas que aparecem na Bíblia é contemporânea dos personagens com o nome de Oseias. Portanto, o que a novela diz é ficção e não tem apoio bíblico.