Olá Osmar Neves de Vacaria - RS!

A palavra Yom Kippur encontramos em muitas passagens do Antigo Testamento no livro do Levitico está o que Deus quer (para os que seguem o judaísmo) que se faça neste dia

Yom Kippur de 2015 em 22 de setembro passado.

No último mês de setembro os judeus celebraram em 22 de setembro o dia do perdão. Neste dia a comunidade judaica, não trabalha, silencia, inicia o jejum do Yom Kippur dia do perdão.

É um preceito bíblico, e encontramos varias passagens bíblicas que falam do significado e das formas de celebrar o dia do perdão. Citamos a passagem bíblica do Levítico 25,9:

“No sétimo mês, no décimo dia do mês, farás vibrar o toque da trombeta; no dia das Expiações (em hebraico Yom Kippurin, no texto está no plural, pois são muitas faltas para pedir perdão neste dia, fareis soar a trombeta em todo o pais”(Levítico 25,9) Bíblia de Jerusalém.

Yom Kippur, no último 22 de setembro em Israel.

Logo após o pôr-do-sol os carros pararam de trafegar pelas estradas e ruas das cidades e as orações dos judeus passaram a serem feitas nas sinagogas de Israel, inicia-se o Yom Kippur, o Dia do Perdão.

As 5 proibições religiosas da celebração do Yom Kipur:

 

1. - Comer (antes do pôr-do-sol ainda na véspera do dia até o nascer das estrelas do dia de Yom Kipur);

2. -Usar calçados de couro;

3. -Relacionamento conjugal;

4. -Passar cremes, desodorante, etc. no corpo;

5. - Banhar-se por prazer.

O significado do Yom Kippur.

A Torá, , explica o Yom Kipur no livro de Levítico 23,27:

"Mas o décimo dia do sétimo mês é o dia das expiações. Tereis santa assembléia. Jejuareis e apresentareis ofertas queimadas a Iahweh.Neste dia não fareis trabalho algum pois é o dia das Expiações, quando se fará por vós o rito da expiação diante de Iahweh vosso Deus” (Levítico 23,27) Bíblia de Jerusalém.

O Yom Kipur ou dia do perdão marca o fim de um processo chamado teshuvá (retorno ao bem, arrependimento das faltas cometidas durante o ano). Durante o Yom Kipur, as orações devem ser voltadas ao pedido de perdão do homem para Deus com relação aos pecados e transgressões que cometeu.

A Kipur, expiação do pecado, será concedida por Deus se antes pedirmos perdão aos que ofendemos e magoamos, se não Deus não perdoará. É costume, nos dias anteriores ao Yom Kipur, pedir perdão para todos aqueles que ofendemos, familiares, amigos e colegas de trabalho. O jejum que acompanha o ritual do perdão tem a função de distanciar o homem das necessidades corporais e aproximá-lo das necessidades espirituais.

 

 

Dia do "Yom Kippur" junto ao Muro das lamentações em Jerusalém