Olá Anna Lívia de Belo  Horizonte - MG!

As Bíblias que usamos contêm duas grandes partes. Esta duas partes são chamadas de Antigo Testamento e Novo Testamento. Portanto a busca do significado do Novo Testamento parte do conceito da parte anterior o Antigo Testamento, já que ele possui 4/5 parte da Biblia.

Qual o significado da Palavra “Novo Testamento”?

O significado de testamento não tem seu ponto inicial no legado que foi deixado por Moisés, ou pelo povo de Israel, cuja história se encontra no Antigo Testamento, nem mesmo no legado deixado por Jesus Cristo, no tempo que sucede.

O termo Testamento tem referência ao conceito central da linguagem religiosa e bíblica que encontramos na aliança de Deus com seu povo. Daí a compreensão de Testamento, uma aliança feita por testemunhas registrada em um Testamento entre Deus e o povo.

Para a compreensão do Novo Testamento, seguimos no esclarecimento. Se falarmos em uma aliança com testemunhas, escrita em um Testamento entre Deus e o povo, esta aliança se completa em uma nova aliança que se renova e se restabelece agora como o filho de Deus Jesus Cristo. Assim os escritos que confirmam esta nova aliança estão no Novo Testamento.

Concluindo:

O vocábulo “Testamento” hoje não significa muito para nós, pois é uma herança do latim, mas na sua origem significava ‘Aliança’ (Testamento = Aliança entre Deus e o Povo). A Antiga Aliança seria aquela que Deus sigilou com Moisés (e o povo de Deus) e a Nova aquela feita com Jesus.