Olá Sandra Aleluia de Salvador - BA!

Diabo ou diabolo significam o mesmo. Olhemos a significação que é dada diabo.

O vocábulo ‘Diabo’, significa, em grego, ‘aquele que divide’ em sentido negativo: o Diabo é aquele que tenta, que procura com todos os meios de separar o homem de Deus. Este aspecto dado para o vocábulo Diabo predomina na concepção dos textos bíblicos.

 

Para a palavra ’Satanás’ se dá o significado para  aquele que é ‘adversário’ do homem ou da mulher, aquele que é o ‘acusador’ o conhecido “dedo duro” na linguagem popular e indica um tipo de ministério público que no livro de Jó é descrito como presente na corte celeste e tem a função de denunciar os pecados das pessoas. Mesmo lá nos céus o satanás esta acusando ou com seu “dedo duro” indicando o mal que a pessoa comete.

Assim Satanás se torna a presença obscura na história humana, que tenta fazer com que a balança da liberdade humana pese mais na direção do mal, em oposição à graça divina que faz com que ela pese para o lado do bem. Esta i,agem é muito utilizada para ilustrar a atividade de satanás.

Os textos do Novo Testamento mostram o Cristo falando diretamente com o demônio, como se fala com um interlocutor pessoal. Os diálogos de Jesus com ele representam um tipo de batalha contra o mal. O ‘adversário’, de fato, espalha o joio da corrupção; tem seguidores entre os quais podem aparecer até mesmo os discípulos de Jesus (caso de Judas). Jesus reage energicamente contra Pedro chamando-o de ‘satanás’ por que ‘não pensa conforme Deus, mas segundo os homens’ rejeitando o caminho da cruz, imagina o caminho do poder e a da riqueza (Mateus 16,23).