Olá Leitor de Cubatão - SP!

Encontramos a história de Caim e Abel no livro do Gênesis 4.

Resumindo o episódio para entender o ensinamento de Deus:

Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Caim trabalhava a terra, pois era agricultor, Abel apascentava rebanhos, era pastor.

- Depois de um tempo ofereceram sacrifícios a Deus. Deus olhou com prazer o sacrifício de Abel, ofertas de animais e gorduras, era uma oferta de uma pessoa inocente, sem maldades no coração, uma pessoa de fé.

Deus não olhava com agrado o sacrifício de Caim, frutos da terra, mas ele era ímpio, demonstrava maldade em sua ação sacrifical.

- acendeu a ira no coração de Caim por causa da preferência divina. Conduziu Caim seu irmão Abel a um lugar retirado e o assassinou, cometendo um crime contra a vida de seu irmão. Depois fugiu espantado.

- Deus foi até Caim que estava escondido e pediu pelo seu irmão. Embora Caim negasse o conhecimento, Deus condena Caim pelo derramamento do sangue de seu irmão e o amaldiçoa: “Serás maldito e errante sobre a terra que maculaste com o sangue de seu irmão”.

O que Deus quer com o sacrifício de Caim e Abel?

Neste episódio está o ensinamento de Deus para a humanidade. Deus não aprova a maldade e nem permite que o homem tire a vida de seu irmão.

Caim errou, preferindo o próprio caminho, desviou-se da lei e dos ensinamentos de Deus. Por este motivo vieram as desgraças, a desarmonia, o desequilíbrio, o pecado e a mrrte para Deus.

Na aprovação divina do sacrifício de Abel esta o ensinamento para a humanidade

O sacrifício de Abel está a demonstração de sua fé.

Muitos comentaristas vêem neste episódio de Caim e Abel, a importância da fé de Abel que agradou a Deus. Deus aprovou o sacrifício de Abel, pois viu nela a ação de alguém que acreditava nele e nos seus ensinamentos, mesmo que naquele momento se iniciava a caminhada humana para Deus.

Caim e Abel são protótipos da divisão entre ímpios e piedosos que se perpetua ao longo da história até hoje. Ainda que se acredite que a diferença entre as duas ofertas (Caim frutos da terra e Abel o melhor de seu rebanho), o motivo principal pelo qual Deus rejeitou a oferta de Caim foi não ser ela uma oferta de fé (conforme Hebreus. 11,4).

“4Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.”(Hebreus 11,4) Bíblia Almeida.

(“Ora, sem fé é impossível ser-lhe agradável [a Deus]”, Hebreus. 11, 6 - Bíblia de Jerusalém).