Olá Alexandro Gobetti de Anápolis - GO!

 

Os sacerdotes pertenciam somente à tribo de Levi. Exigia-se uma genealogia do sacerdote!

A tribo de Levi foi aquela que recebeu a incumbência de prestar serviço ao Templo. Sabemos pelo livro dos números 3,6-7:


“6Faze chegar a tribo de Levi e põe-na à disposição de Aarão. O sacerdote: eles estarão a seu serviço.7Encarregar-se-ão dos deveres que lhes pertencem, bem como dos deveres de toda a comunidade, na Tenda da Reunião, ao ministrarem na Habitação. Cuidarão de tos os utensílios da tenda da Reuni....”(Números 3,6-7) Bíblia de Jerusalém.

Ä dignidade de sacerdote e de levita transmitia-se por herança e não podia ser adquirida por outra via; era, pois, de máxima importância conservar a pureza da descendência. Para tanto exigia-se, de início, um levantamento minucioso das genealogias, normas estritas para o matrimonio.”( Conforme: JEREMIAS, Joachim, Jerusalém no tempo de Jesus, pesquisa de história econômica social no período neo-testamentário, Nova Coleção Bíblica, vol. 16, Paulinas, São Paulo, 1983, pág.292ss.)

 

Consulta:

SAULNIER, Christiane, ROLLAND, Bernard, A palestina no tempo de Jesus, cadernos Bíblicos 27, tradução de José Raimundo Vidigal, 2ª. edição, Paulinas, São Paulo, 1986, pag. 56ss.