Olá Sonia Ramos de Ipatinga - MG!.

Sobre o anjo da sua pergunta o texto do evangelho de João assim se apresenta: João 5,4:

“4Porque o Anjo do Senhor descia, de vez em quando, à piscina e agitava a água: o primeiro, então, que ali entrasse, depois que a água fora agitada, ficava curado , qualquer que fosse sua doença. (João 5,4) Bíblia de Jerusalém.

Se formos olhar os melhores manuscritos gregos, dos quais são formado os livros do Novo Testamento este versículo não aparece. Assim a maioria dos estudiosos do Evangelho de João o considera como um acréscimo. O comentarista deste milagre do evangelho, JUAN Mateos- Juan Barreto, no grande comentário Bíblico, não cita este versículo e nem faz comentários.Entretanto se tem conhecimento que o versículo 4 de João é muito antigo e da destaque a mentalidade popular, na compreensão das curas que aconteciam em torno da piscina de Betesda.

A compreensão judaica da época para este lugar (piscina de Betesda) e outros em que existiam fontes curativas, era que cada fonte benéfica possuía o anjo responsável que dava a fonte de águas propriedades curativas e afastava os espírito malignos. Esta crença popular foi conservada no texto do Novo Testamento, para melhorar a compreensão do fato do local da piscina e para destacar as propriedades curativas dos milagres. Jesus era aquele curava as pessoas, e sua cura divina se estendia a todos.

Consulta:

MATEOS, Juan, BARRETO, Juan, O evangelho de São João, análise Linguística e comentário exegético, grande comentário Bíblico, Paulinas, São Paulo, 1989, pág.246ss.