Apocalipse 20,11-14 descreve o julgamendo das nações, que acontece logo depois do segundo combate escatológico, que acontece no final dos tempos. A partir do capítulo seguinte vem a descrição da Jerusalém Celeste, a Jerusalém messiânica, a realidade como querida pela vontade de Deus, onde o vencedor receberá a herança (Apocalipse 21,7).

Assim dizem os versículos 13-14 do capítulo 20:

O mar devolveu os mortos que nele jaziam, a Morte e o Hades entregaram os mortos que neles estavam, e cada um foi julgado conforme sua conduta. A morte e o Hades foram então lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de foto. E quem não se achava inscrito no livro da vida foi também lançado no lago de fogo.

Portanto, quem é lançado no lago de fogo, seguindo o que é dito pelo texto grego, é a Morte e o Hades. O lago de fogo pode ser visto como aquilo que na nossa mentalidade significa o inferno.

 

O Hades

Sabemos que para entender bem uma passagem bíblia precisamos ter uma visão ampla, entender o contexto em que é usada. Estamos no Apocalipse, cheio de simbologias e mensagens que usam imagens típicas da literatura apocalíptica, difícil de entender para nós hoje, a não ser depois de uma certa busca e de estudo. Portanto, quando lemos esse livro, temos que ter consciência de que nem tudo podemos entender e que as coisas não são em si misteriosas. É somente uma questão de estilo literário.

Entrando no âmago da sua pergunta, precisamos saber que Hades é um termo usado também em outros dois momentos pelo autor do livro.

Em 1,18 temos:

(Eu sou o) Vivente; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da Morte e do Hades.

Depois, encontramos outra menção desse vocábulo em 6,8:

Vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu montador chamava-se "a Morte" e o Hades o acompanhava. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para que exterminasse pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras da terra.

O Hades, como é dito em Números 16,33 seguintes, é o lugar onde a tradição retinha que residiam os mortos. Esse lugar é personificado em Apocalipse e aparece sempre acompanhado pela Morte, também ela personificada. Eles representam todas as realidade inimigas de Deus, que ameaçam, que perseguem, que trazem morte (a cor "esverdeado" lembra o tom dos cadáveres, principalmente aqueles mortos de peste).

A mensagem do Apocalipse é que Deus tem poder sobre essas realidades inimigas e, no final, tudo o que é inimigo da vontade divina será condenado, será jogado no "lago de fogo" e não terão vez na Jerusalém Celeste.