Olá David Neves de Caxias do Sul - RS!!

A Nova Aliança em Jesus e seu Evangelho no Novo Testamento.

Falar em Nova Aliança é falar da aliança que Deus vez com a humanidade através de Jesus Cristo. Sua descrição e compreensão encontramos nos 27 livros do novo Testamento.

Apesar de a humanidade ter se afastado de Deus estando abandonada a sua própria sorte, Deus teve compaixão da humanidade e propôs uma Nova Aliança. Esta Nova Aliança se concretizaria com a vinda de seu filho Jesus em forma humana. Jesus pode se comparado em tudo com a humanidade menos o pecado.

Jesus enviado de seu pai para salvar a humanidade, é o mediador deste projeto divino. Esta aliança que Deus propõe a humanidade é sua ultima tentativa de aproximação com os homens e mulheres.

Jesus o Salvador foi anunciado desde a antiguidade pelos profetas nos escritos do Antigo Testamento. A literatura profética é testemunho deste anuncio.

Esta Nova Aliança proposta por Deus à humanidade, com a mediação de seu filho Jesus, exorta ao povo ao arrependimento de seus pecados, e mudança de comportamento. Só através do cumprimento destas determinações a humanidade novamente estaria a caminho de Deus e poderia alcançar à vida divina a vida eterna.

O filho de Deus para cumprir este plano selado com a Nova Aliança passa pela morte física e ressurge novamente para a vida divina.

No momento da despedida de Jesus de seus discípulos, no Cenáculo, na última ceia, momentos antes de seu encaminhamento para a morte, Jesus oferece o cálice de vinho para os discípulos e diz:(Mateus 26,28):

“pois isto é meu sangue, o sangue da Aliança (Nova), que é derramado por muitos para a remissão dos pecados.” (Mateus 26,28) Bíblia de Jerusalém.

Os discípulos passam a serem testemunhos da morte e ressurreição de Jesus, e pedem que as pessoas acreditem no Cristo e sejam batizados. No Batismo que Jesus pede a humanidade se concretiza a nova Aliança.